À agência Lusa, Nuno Sousa, exibidor, afirmou que a Festa do Cinema terá uma edição em maio, mas remeteu mais informações para esta semana. A iniciativa aconteceu pela primeira vez em 2015 e contou com cerca de 200.000 espectadores.

Em maio de 2015, a primeira Festa do Cinema, organizada pelos exibidores e distribuidores portugueses, estendeu-se a cerca de 500 salas de cinema de todo o país, com bilhetes a custarem 2,5 euros.

Na altura, a organização afirmava que esta iniciativa pretendia "celebrar o ato cultural e social de ir ao cinema", numa altura em que a sala de cinema enfrenta forte concorrência com outros modelos de exibição, nomeadamente através da Internet.

A Festa do Cinema é uma iniciativa da Associação Portuguesa de Empresas Cinematográficas, com o apoio do Instituto do Cinema e do Audiovisual (ICA) e dos distribuidores de conteúdos audiovisuais.

De acordo com dados estatísticos do ICA, em 2015, as salas de cinema registaram 14,5 milhões de espectadores e 74,9 milhões de euros de receita bruta de bilheteira, o que representou um aumento de cerca de vinte por cento em relação a 2014.