"O Último Banho" foi anunciado como o Melhor Filme de 2021 no final da cerimónia dos prémios Sophia da Academia Portuguesa do Cinema no sábado à noite no Casino Estoril, vencendo "Bem Bom", "Sombra" e "Terra Nova".

História do reencontro de uma mulher, prestes a cumprir os votos para a vida religiosa, com o sobrinho adolescente, que tinha sido abandonado pela mãe, a primeira longa-metragem de David Bonneville era candidato a 13 prémios na 11.ª edição dos prémios Sophia e venceu ainda nas categorias de Argumento Original (para Bonneville e Diego Rocha) e Direção Artística.

Com 12 nomeações apresentava-se "Bem Bom", a ficção a partir da história da formação do grupo pop feminino Doce e o filme português mais visto em sala em 2021, que ficou por dois prémios em categorias técnicas: Guarda Roupa e Maquilhagem e Cabelos.

O Sophia de Melhor Realização foi para Catarina Vasconcelos por "A Metamorfose dos Pássaros", o filme que acumulou mais prémios na noite, vencendo ainda nas categoria de Documentário em Longa-Metragem, Montagem e Som.

Na representação, "Sombra" valeu os prémios de Atriz Principal a Ana Moreira e Atriz Secundária a Ana Cristina Oliveira, com Miguel Borges distinguido como Melhor Ator por "Terra Nova", e João Nunes Monteiro a ser o Melhor Ator Secundário por "Diários de Otsoga", um ano depois de ter ganho Melhor Ator por "Mosquito".

"Sombra"

A Academia Portuguesa de Cinema atribui ainda um prémio para a melhor série de televisão ou telefilme: "Glória", de Tiago Guedes, ficou à frente de "Até que a vida nos separe" e "Pôr do Sol", ambas realizadas por Manuel Pureza, e a segunda temporada de "Auga Seca", de Toño Lopez e Sérgio Graciano.

Foram ainda entregues os prémios Sophia Estudante a Gonçalo Ferreira, com a curta-metragem "Punkada", e o Sophia de Carreira ao produtor, realizador, programador e divulgador Abi Feijó, um dos nomes de referência do cinema de animação feito em Portugal, género a que foi dedicada a cerimónia.

O prémio de melhor direção de fotografia foi para Luís Branquinho ("Terra Nova"), melhor banda sonora original para Hugo Leitão ("Serpentário") e melhor caracterização/efeitos especiais para Miguel Teixeira e Markus Frank ("Terra Nova").

"O lobo solitário" de Filipe Melo venceu na categoria de melhor curta-metragem de ficção, enquanto "Eunice, ou a carta a uma jovem atriz" de Tiago Durão conquistou o de melhor curta-metragem de documentário. A melhor curta-metragem de animação foi "A mulher do médico" de Bruno Simões.

Na sessão de anúncio dos nomeados, em maio, o presidente da Academia Portuguesa de Cinema, Paulo Trancoso, entregou ainda o prémio Arte & Técnica ao realizador Manuel Matos Barbosa e ainda a Vanessa Alvarez, pelo projeto Cine-Caravana, dedicado à exibição gratuita de cinema português ao ar livre.

A Academia Portuguesa de Cinema atribuiu ainda pela segunda vez um prémio Sophia de Melhor Filme Europeu: "Mais Uma Rodada", de Thomas Vinterberg (Dinamarca), foi o eleito por um colégio de críticos e jornalistas de cinema.

Lista dos premiados

A Metamorfose dos Pássaros

Melhor Filme

"O Último Banho", de David Bonneville

Melhor Realização

Catarina Vasconcelos ("A Metamorfose dos Pássaros")

Melhor Ator Principal

Miguel Borges ("Terra Nova")

Melhor Atriz Principal

Ana Moreira ("Sombra")

Melhor Ator Secundário

João Nunes Monteiro ("Diários de Otsoga")

Melhor Atriz Secundária

Ana Cristina Oliveira ("Sombra")

Melhor Documentário em Longa-Metragem

"A Metamorfose dos Pássaros", de Catarina Vasconcelos

Melhor Série/Telefilme

"Glória"

Melhor Filme Europeu
(escolhido "por um colégio de críticos e jornalistas de cinema")

"Mais Uma Rodada" (Dinamarca)

Melhor Argumento Original

"O Último Banho"

Melhor Direção de Fotografia

"Terra Nova"

Melhor Som

"A Metamorfose dos Pássaros"

Melhor Montagem

"A Metamorfose dos Pássaros"

Melhor Direção Artística

"O Último Banho"

Melhor Guarda-Roupa

"Bem Bom"

Melhor Efeitos Especiais/Caracterização

"Terra Nova"

Melhor Maquilhagem e Cabelos

"Bem Bom"

Melhor Banda Sonora Original

"Serpentário"

Melhor Curta-Metragem de Ficção

"O Lobo Solitário", de Filipe Melo

Melhor Curta-Metragem de Documentário

"Eunice ou Carta a uma Jovem Actriz", de Tiago Durão

Melhor Curta-Metragem de Animação

"A Mulher do Médico", de Bruno Simões

Prémio Sophia Estudante

"Punkada", de Gonçalo Ferreira (Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias)

Prémio Sophia Carreira

Abi Feijó