A maioria das pessoas que vai ao cinema em Portugal prefere os filmes de ação e as comédias.

Essa é a conclusão de um estudo da Marktest que analisa o comportamento e os consumos em Portugal no âmbito do Target Group Index 2015 (TGI), que traça o perfil de mais de mil milhões de consumidores em 60 países..

Os dados recolhidos indicam que 41,2% das pessoas foram ao cinema nos últimos 12 meses e destas, 59,2% escolhe os filmes de ação. A pouca distância ficam as comédias, com 58,3%.

Seguem-se os filmes que privilegiam a aventura (48,2%), as comédia românticas (37,8%), os de ficção científica (34,1%) e finalmente os dramas (32,5%).

Já os filmes de fantasia (16,3%), terror (14,6%) e os documentários (7,5%) são os géneros que cativam menos pessoas.

Das 41,2% que vão ao cinema, apenas 12% afirmaram terem ido nos últimos sete dias: a maioria assistiu a um filme no grande ecrã há mais de um mês (25,3%) ou até há mais de três (21,6%).

A maior fatia diz mesmo que vai ao cinema uma vez a cada 2/3 meses, enquanto 14% afirma ir, pelo menos, uma vez por mês e só 1,6% vai todas as semanas.

O mesmo estudo confirma ainda que os portugueses não se deixam cativar pelo 3D: apenas 20,8% vê os filmes nesse formato, enquanto 78,8% procura os filmes digitais no "normal" 2D.

Percebe-se assim a opção de cada vez mais salas de cinema por empurrar as sessões em 3D para as tardes ou o fim da noite.