Jean-Pierre Jeunet acusou Guillermo del Toro de ter plagiado uma cena de "Delicatessen" (1991) para "A Forma da Água".

No filme, na corrida a 13 Óscares e o grande favorito aos prémios, existe uma cena em que as personagens de Sally Hawkins e Richard Jenkins fazem um pequeno número de dança com os pés quando estão sentados num sofá a ver um antigo musical de Hollywood. Ora Jeunet acredita que del Toro roubou a ideia de uma cena semelhante com duas crianças em "Delicatessen" (1991).

ÓSCARES 2019

  • São oito os títulos na corrida a Melhor Filme: "Roma" e "A Favorita" (dez nomeações), "Assim Nasce Uma Estrela" e "Vice" (oito), "Black Panther" (sete), "BlacKKKlansman: O Infiltrado" (seis), "Bohemian Rhapsody" e "Green Book: Um Guia Para a Vida" (cinco)
  • A 91ª cerimónia realiza-se a 24 de fevereiro no Dolby Theatre de Los Angeles, às 17 horas locais (uma da manhã em Portugal)
  • Pela primeira vez desde 1989, não haverá anfitrião
  • Os Óscares honorários desta edição já foram entregues à atriz Cicely Tyson, aos produtores Kathleen Kennedy e Frank Marshall, ao compositor Lalo Schifrin e o relações públicas Marvin Levy

O realizador francês, ainda mais conhecido no nosso país por "O Fabuloso Destino de Amélie" (2001), explicou ao Ouest-France que confrontou o colega mexicano, dizendo-lhe que tinha muita imaginação e talento, não precisando de roubar as ideias dos outros.

A resposta que recebeu foi: "Devemos tudo a Terry Gilliam".

Apesar da explicação de que todos foram influenciados por Terry Gilliam, realizador, entre outros, de "Os Ladrões do Tempo" (1981) e "Brazil: O Outro Lado do Sonho" (1985), Jeunet não ficou convencido e acha que o momento é tão copiado que acha que del Toro tem "falta de amor-próprio".

Acrescenta ainda que está mais desiludido do que zangado com a atitude, principalmente porque "Guillermo tem talento suficiente para não fazer isso". E acha óbvio que tinha "Delicatessen" em mente quando pensou na cena, apesar de não ter indicado a influência nos agradecimentos especiais, que ficaram reservados para James Cameron, Ethan & Joel Coen, Alfonso Cuarón, Alejandro G. Iñárritu e Edgar Wright.