A Sony reencontrou o sucesso com "Homem-Aranha. Regresso a Casa" e agora tem outra saga Marvel nas mãos para os próximos anos: "Venom" continua a ser um sucesso comercial, assegurando que Tom Hardy não vai ser o poderoso simbionte apenas uma vez no cinema.

Depois de ultrapassar as expectativas e arrecadar 80,5 milhões de dólares na sua estreia nos EUA há uma semana, o filme voltou a ficar em primeiro lugar no segundo fim de semana de exibição, com 35,7 milhões.

Apesar de perder 56% da audiência, percentagem habitual no género dos super-heróis e nas produções que arrecadam muitas receitas, "Venom" já conseguiu 143 milhões no mercado americano e 235 a nível internacional, com destaque para o impacto na Coreia do Sul.

Tudo somado, são 378 milhões em apenas dez dias contra um orçamento relativamente barato para o género de 100 milhões, pelo que só falta o anúncio oficial da sequela.

Por sua vez, também Bradley Cooper e Lady Gaga têm razões para festejar o segundo fim de semana e o segundo lugar nas bilheteiras americanas de "Assim Nasce Uma Estrela", que desceu apenas 34,7% e conseguiu mais 28 milhões.

Com os Óscares em vista e muito mais para arrecadar nas próximas semanas como um dos poucos filmes destinado ao público mais adulto, as receitas globais vão em 135 milhões, contra um investimento de apenas 36 milhões.

Em terceiro lugar nas bilheteiras americanas surge a estreia de "O Primeiro Homem na Lua", o novo trabalho do realizador Damien Chazelle após o sucesso nos Óscares de "La La Land": a história da aventura espacial do astronauta Neil Armstrong, papel de Ryan Gosling, ficou-se pelos 16,5 milhões (o orçamento está estimado em 59 milhões).

Com estreia em Portugal esta semana, o valor é considerado discreto pelos analistas para um filme desta dimensão  e com ambições para a temporada de prémios: por comparação, dentro do mesmo género, "Gravity", de Alfonso Cuarón e com Sandra Bullock, arrancou com 55,7 milhões em 2013, enquanto "Perdido em Marte, de Ridley Scott e com Matt Damon, manteve a tendência com 54,3 milhões dois anos mais tarde.

Outra estreia, "Goosebumps 2: Arrepios no Halloween", que chega dia 25 a Portugal, ficou em quarto lugar, com 16,2 milhões.

O primeiro filme começou com 23,6 milhões em 2015, mas a rentabilidade está assegurada: a sequela só custou custou 35 milhões, menos dos que os 58 do original. Parte da diferença será certamente Jack Black, que regressou apenas para uma pequena participação.