Foi a 8 de setembro de 1966 que foi exibido na estação norte-americana CBS "The Man Trap", o primeiro episódio da série "Star Trek", que em Portugal se chamou "O Caminho das Estrelas".

Para celebrar os 50 anos do acontecimento, todas as salas de cinema portuguesas vão oferecer a entrada para a primeira sessão desse dia do mais recente filme da saga: ‘Star Trek: Além do Universo’.

A oferta é limitada à lotação da sala e, portanto, aos primeiros espectadores que se desloquem às bilheteiras das salas onde o filme se encontra em exibição.

O filme, que estreou a 25 de agosto e foi visto por mais de 45 mil espectadores, é realizado por Justin Lin e inclui no elenco Chris Pine, Zachary Quinto, Simon Pegg, Zoe Saldana, Idris Elba e o recentemente falecido Anton Yelchin.

Embora a produção da série original só tenha durado até 1969, a criação de Gene Roddenberry consolidou o legado com as encarnações seguintes: "Star Trek: The Animated Series" (1973-74), "Star Trek: A Geração Seguinte" (1987-94), "Star Trek: Deep Space Nine" (1993-99), "Star Trek: Voyager" (1995-2001) e "Star Trek: Enterprise" (2001-05).

No cinema, surgiram três sagas: a primeira, com a tripulação da Enterprise da série original liderada por William Shatner e Leonard Nimoy, durou seis filmes entre 1979 e 1991; sucedeu-lhe a Patrick Stewart e o elenco de "Star Trek: A Geração Seguinte" em 1994, com quatro filmes lançados até 2002; a mais recente começou em 2009 pela mão de J.J. Abrams e vai em três filmes, com o quarto já anunciado.

Trailer.

Tudo o que se passa à frente e atrás das câmaras!

Receba o melhor do SAPO Mag, semanalmente, no seu email.

Os temas quentes do cinema, da TV e da música!

Ative as notificações do SAPO Mag.

O que está a dar na TV, no cinema e na música!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOmag nas suas publicações.