Sessões esgotadas e grandes filas à porta dos cinemas assinalam a chegada de mais um filme "Star Wars".

As projeções são do site especializado Deadline e não oficiais da Disney, mas apontam para que o "Episódio VIII", intitulado "Star Wars: Os Últimos Jedi", tenha arrecadado mais de 45 milhões de dólares nas sessões de antecipação de quinta-feira.

Se o valor se confirmar, ficará em segundo lugar neste tipo de sessões, deixando para trás os 43,5 milhões de "Harry Potter e os Talismãs da Morte: Parte 2" em julho de 2011.

O recorde continuará a pertencer a "Star Wars: O Despertar da Força", que arrancou há dois anos com 57 milhões de dólares e chegou ao domingo com 247.97 milhões, um valor que a Disney e os analistas sabiam que não se ia repetir.

A maioria das estimativas para o fim-de-semana nas bilheteiras apontam para um valor entre os 200 e os 220 milhões, mas mesmo que fique abaixo será considerado fantástico: a maioria dos filmes não consegue isso no mercado norte-americano durante toda a sua carreira comercial. Além disso, serão um contraste com o resto do ano, que teve menos receitas e espectadores.

Para os fãs da saga, quinta-feira foi uma espécie de um feriado, com muitos vestidos como as suas personagens preferidas e cheios de perguntas cujas respostas esperam encontrar em "Os Últimos Jedi", como por exemplo quem são os pais de Rey (Daisy Ridley) ou a identidade de Snoke.

Para muitos será também uma experiência ainda mais emocional por ser o último "Star Wars" com Carrie Fisher, que faleceu a 27 de dezembro do ano passado.

As sessões de antecipação arrancaram a partir das 19h00, mas cerca de 1300 cinemas começaram às 18h00. Por causa da procura, também foram marcadas sessões para as duas da manhã de sexta-feira e alguns cinemas também estão simplesmente em sessões contínuas de 24 horas.

"Star Wars: Os Últimos Jedi" também já está em exibição em Portugal.