"Star Wars: Episódio IX - A Ascensão de Skywalker" ultrapassou oficialmente os mil milhões de dólares de receitas nas bilheteiras, tornando-se o sétimo filme da Disney de 2019 a chegar a este patamar histórico.

Na terça-feira, o último filme da terceira trilogia somou 481,3 milhões nos EUA e Canadá e 519,7 nos mercados internacionais, para um total de 1,001,007,423 mil milhões.

Foram precisos 26 dias, mais nove do que o filme anterior, "Os Últimos Jedi" (2017). Estima-se que as receitas finais fiquem pelos 1,1 mil milhões, ligeiramente abaixo dos 1,33 do filme de Rian Johnson.

Sem surpresa, "O Despertar da Força" (2015), que juntava Harrison Ford, Carrie Fisher e Mark Hamill pela primeira vez desde "O Regresso de Jedi" (1983), chegou aos mil milhões em apenas 12 dias, um recorde no seu tempo até à estreia de "Vingadores: Guerra do Infinito" (2018). As receitas finais foram 2,068 mil milhões.

Os outros filmes da Disney que passaram os mil milhões de dólares foram "Vingadores: Endgame" (tornou-se o mais rentável nas bilheteiras, com 2,79 mil milhões), "O Rei Leão", "Frozen II", "Capitão Marvel", "Aladdin" e "Toy Story 4".

"Star Wars": após revolta dos fãs, argumentista explica os 76 segundos de Kelly Marie Tran no novo filme
"Star Wars": após revolta dos fãs, argumentista explica os 76 segundos de Kelly Marie Tran no novo filme
Ver artigo

O percurso comercial do filme que conclui a história da família Skywalker reflete as divisões entre os fãs, que lhe deram B+ nos habituais inquéritos CinemaScore realizados à saída dos cinemas no fim de semana de estreia (a cotação mais baixa de todos os episódios oficiais da saga), com críticas à "falta de imaginação" e ao abandono de várias narrativas e revelações de "Os Últimos Jedi", vistas como uma cedência às reações negativas e até sexistas difundidas nas redes sociais.

A trilogia original (1977-1983) não tem resultados disponíveis, mas o muito discutido "Os Últimos Jedi" recebeu um A e mesmo um fracasso comercial como "Solo: Uma História de Star Wars" (2018) chegou ao A-, tal como as prequelas "A Ameaça Fantasma" (1999), "Ataque dos Clones" (2002) e "A Vingança dos Sith" (2005).

Newsletter

Fique a par de todas as novidades do SAPO Mag. Semanalmente. No seu email.

Notificações

Os temas quentes do cinema, da TV e da música estão nas notificações do SAPO Mag.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.