"Rogue One" é o primeiro filme que não faz parte dos episódios oficiais de "Star Wars" e deverá ser o primeiro de muitos.

Sem Luke, Leia ou Han Solo, mas com Darth Vader e algumas personagens do "Episódio IV", o futuro da criação de George Lucas comprada pela Disney em 2012 por quatro mil milhões de dólares deve passar por estes filmes que farão parte de uma antologia e não por mais episódios, avançou a atual guardiã da saga, Kathleen Kennedy, presidente da Lucasfilm.

"Rogue: Uma História de Star Wars" acompanha um grupo de rebeldes que tenta roubar os planos para uma nova arma que está a construída pelo Império, a Estrela da Morte, a história faz a ponte entre o fim de  "A Vingança dos Sith" (2005) e o ínicio de "A Guerra das Estrelas" (1977), posteriormente reintitulado "Star Wars: Episódio IV - Uma Nova Esperança".

Os episódios VIII e IX, realizados por Rian Johnson e Colin Trevorrow, com estreia marcada para 14 de dezembro de 2017 e maio de 2019, efetivamente vão concluir tanto a história das personagens que nasceram no filme de 1977 como as de "O Despertar da Força" em 2015.

Entretanto, em maio de 2018 chega um segundo filme da antologia, sobre as juventudes dos contrabandistas Han Solo e Lando Calrissian, interpretados por Alden Ehrenreich e Donald Glover. A rodagem começa já em fevereiro do próximo ano e a realização é de Phil Lord e Christopher Miller ("O Filme Lego", "Agentes Universitários").

Embora a Disney não tenha ainda feito nenhuma confirmação oficial, o terceiro filme desta antologia deverá centrar-se em Boba Fett e nos seus esforços para capturar Han Solo, bem como a grande rivalidade entre os dois. A estreia será em 2020.

Ainda sem elenco, na corrida à cadeira de realizador podem estar Jon Favreu ("Homem de Ferro", "O Livro da Selva") e Matthew Vaughn ("X-Men: O Início" e "Kingsman: Serviços Secretos", depois do abandono de Josh Trank, oficialmente por querer fazer um filme original a uma escala menor. Já no interior da indústria consta que foi dispensado pelo estúdio depois de ser conhecido o seu comportamento errático durante a rodagem do recente "Quarteto Fantástico" (2015).