Na manhã de sexta-feira, a Grã-Bretanha acordou com a primeira página do jornal The Sun a mostrar a transformação do palácio onde nasceu o primeiro-ministro Winston Churchill, que liderou a resistência ao império nazi durante a Segunda Guerra Mundial, no quartel-general de Hitler.

Tudo por causa da rodagem de "Transformers: The Last Knight", o quinto capítulo da saga das batalhas entre Autobots e Decepticons, os extraterrestres que se disfarçam como automóveis, aviões ou de outras formas no planeta Terra.

As imagens do Palácio Blenheim, em Woodstock, Oxfordshire, com a fachada coberta pelas faixas com a suástica, e rodeado por equipamento militar alemão e figurantes como tropas SS, chocaram alguns setores da sociedade britânica, em particular veteranos de guerra e antigos líderes militares.

'Sei que é um filme, mas é simbolicamente desrespeitoso de Churchill. Ele vai dar voltas no seu túmulo', afirmou ao The Sun o coronel Richard Kemp, antigo comandante das forças britânicas no Afeganistão, enquanto um responsável da associação de veteranos britânicos acrescentou que os sobreviventes que serviram entre 1939 e 1945 vão ficar 'chocados' com a situação.

Winston Churchill está sepultado em Bladon, a quilómetro e meio de distância do palácio propriedade de um parente distante que está aberto ao público e, pelos vistos, pode ser alugado para receber grandes produções de Hollywood.

Durante o fim de semana, o realizador Michael Bay reagiu às críticas e puxou dos galões.

'As pessoas não tiveram a sorte suficiente de ler o argumento e não sabem que Churchill é um grande herói neste filme. E Churchill  estaria a sorrir sobre 'The Last Knight' . Não viram o filme, não sabem como acaba e como Churchill é mostrado de forma heroica', disse em entrevista à BBC.

'Quando virem o filme vão perceber que eu, provavelmente mais do que qualquer realizador no mundo, filmou mais veteranos e mais homens e mulheres militares nos meus filmes. Não faria nada para desrespeitar os veteranos'.

Já Sir Nicholas Soames, neto de Winston Churchill, em declarações ao The Guardian, considerou a polémica uma 'algazarra completamente fabricada' e 'absolutamente a história mais triste e idiota' que alguma vez leu.

'É um absurdo. Porque é que não podem fazer um filme em Blenheim 75 anos depois [do fim da guerra]? É um absurdo. Isto é tudo que tenho a dizer; é patético.'

"Transformers: The Last Knight" estreia em junho de 2017 com o regresso dos atores Mark Wahlberg e Stanley Tucci, juntando-se ao elenco Anthony Hopkins.