"Verão Danado", a primeira longa-metragem de Pedro Cabeleira, vai estar, em agosto, na competição do festival de cinema de Locarno, Suíça, numa edição, hoje apresentada, que conta ainda com duas produções portuguesas fora de competição.

Integrado na competição "Cineastas do presente", a produção tem argumento, produção e realização de Pedro Cabeleira, 25 anos, e é apresentado como "um híbrido entre o documental, o 'stoner' e o psicadélico" sobre uma "juventude à deriva", com Lisboa como pano de fundo.

"É um filme que não tem a ambição de representar toda a juventude nem todas as tendências do momento, mas acima de tudo é um filme que foi criado no seio de jovens, sobre os jovens, onde expusemos a nossa forma de viver e de ver o mundo naquele momento, tudo aquilo que nos fascina e tudo aquilo que nos destroi", afirma o realizador em nota de imprensa enviada à Lusa.

Fora de competição do festival, foram selecionados ainda a média metragem documental "António e Catarina", produção portuguesa da realizadora romena Cristina Hanes, e a curta-metragem "O homem de Trás-os-Montes", de Miguel Moraes Cabral.

A curta-metragem tem agora a estreia internacional, depois de ter integrado, em maio passado, o festival IndieLisboa. Miguel Moraes Cabral é ainda autor da curta "Equilíbrio Justo" (2009) e da 'longa' "Os Caminhos de Jorge" (2013).

O 70.º Festival de Cinema de Locarno decorrerá de 2 a 18 de agosto, na Suíça.

Jean-Pierre Léaud, Albert Serra, Paul Hamy, Denis Côté, Fanny Ardant, Dario Argento, Natassja Kinski e Jean-Marie Straub estão entre os convidados desta edição.