Com o circuito internacional dos festivais de cinema num caos, com vários suspensos, cancelados ou apenas a decorrerem online por causa da COVID-19, está a caminho um grande evento virtual que irá reproduzir o seu espírito.

Esta segunda-feira (27), o festival de cinema de Tribeca, que tem entre os seus co-fundadores o ator Robert De Niro, anunciou uma parceria com o YouTube para a realização de "We Are One: A Global Film Festival", um grande festival de cinema global em streaming e gratuito.

Previsto para arrancar a 29 de maio e com a duração de dez dias, terá a curadoria de 20 festivais globais: além de Tribeca, que teve de cancelar a sua edição entre 15 e 26 de abril em Nova Iorque, a impressionante lista inclui Cannes, Veneza, Berlim, Sundance, San Sebastian, Londres, Karlovy Vary, Locarno, Guadalajara, Macau, Jerusalém, Mumbai, Marraqueche, Sarajevo, Sidney, Tóquio e Annecy (animação).

O comunicado da organização do Festival de Tribeca adianta que o objetivo é que todos possam ter um contacto com "o que torna cada festival tão único e apreciar a arte e o poder do cinema".

Tal como acontece habitualmente nos festivais, o evento juntará filmes (estreias e clássicos), incluindo curtas e documentários, que virão de secções paralelas ou não competitivas destes festivais, bem como espetáculos de música e comédia, e mesas-redondas.

Pierre Lescure e Thierry Frémaux, respetivamente o presidente e o diretor geral do Festival de Cannes, que se encontra em "adiado indefinidamente" após confirmar que não se pode realizar de 12 e 23 de maio, salientaram numa declaração conjunta o orgulho por se juntarem "aos festivais parceiros para destacar filmes e talentos verdadeiramente extraordinários, permitindo ao público descobrir as nuances de cinema de todo o mundo e as personalidades artísticas de cada festival".

Toda a programação gratuita, que implicará gerir as questões de direitos de streaming globais, será anunciada mais tarde.

O festival será em benefício do fundo de resposta de solidariedade COVID-19 da Organização Mundial da Saúde e parceiros de assistência local em várias partes do mundo, incentivando o público a fazer doações.

Newsletter

Fique a par de todas as novidades do SAPO Mag. Semanalmente. No seu email.

Notificações

Os temas quentes do cinema, da TV e da música estão nas notificações do SAPO Mag.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.