• SAPO Mag SAPO Mag Início
  • Filmes
    • Estreias
    • Notícias
    • Críticas
    • Todos os Filmes
    • Trailers
    • Especiais
  • Séries
    • Estreias
    • Notícias
  • TV
    • Programação
    • Notícias
  • Música
  • Showbiz
  • Passatempos
  • Óscares
    • Vencedores
    • Notícias
    • História
    • Trailers
  • Mais Menu
    Menu
    • Filmes
      • Estreias
      • Notícias
      • Críticas
      • Todos os Filmes
      • Trailers
      • Especiais
    • Séries
      • Estreias
      • Notícias
    • TV
      • Programação
      • Notícias
    • Música
    • Showbiz
    • Passatempos
    • Óscares
      • Vencedores
      • Notícias
      • História
      • Trailers
    Tópicos
    • MEO Marés Vivas 2025
    • Críticas de Filmes
    • Atrás do Palco
    • Estreias de Filmes
    • Estreias de Séries
    • Guia TV
    • Trailers
    Esquema de cores
    No modo automático o site usa o esquema de cores definido no seu sistema operativo
    Siga-nos
    • Instagram
    • Facebook
    • X
  • Pesquisa
  • MEO Marés Vivas 2025
  • Críticas de Filmes
  • Atrás do Palco
  • Estreias de Filmes
  • Estreias de Séries
  • Guia TV
  • Trailers
MEO à velocidade máxima de 10Gbps

Morgan Freeman faz 86 anos: 25 filmes a não perder com a "voz de Deus"

L.S.
1 jun 2023 20:05
Atualidade
Partilhar
Partilhar
Partilhar
Partilhar
Partilhar
  • Gene Hackman: Clint Eastwood e Morgan Freeman prestam homenagem ao ator de "Imperdoável"
    L.S. · Atualidade · 27 fev 2025 19:47

    Gene Hackman: Clint Eastwood e Morgan Freeman prestam homenagem ao ator de "Imperdoável"

  • "Caça Polícias" está de volta, mas Eddie Murphy sentiu-se 'velho' e só quer os papéis de Morgan Freeman
    L.S. · Atualidade · 19 jun 2024 18:04

    "Caça Polícias" está de volta, mas Eddie Murphy sentiu-se 'velho' e só quer os papéis de Morgan Freeman

Este artigo tem mais de 2 anos
É a voz de Deus, o sábio de serviço e principalmente um dos atores mais respeitados do cinema. Com uma carreira notável, o mais espantoso é que ela começou a sério quando já tinha 50 anos. Eis 25 filmes mais ou menos incontornáveis onde passeou o seu talento.
  • É a voz de Deus, o sábio de serviço e principalmente um dos atores mais respeitados do cinema. Com uma carreira notável, o mais espantoso é que ela começou a sério quando já tinha 50 anos. Eis 25 filmes mais ou menos incontornáveis onde passeou o seu talento.
  • Com experiência no teatro e televisão, só aos 50 anos é que se lança a sério no cinema. Morgan Freeman considera o chulo Fast Black neste filme ao lado de Christopher Reeve como o papel que lançou a sua carreira. Foi nomeado para o Óscar de Ator Secundário e de todas as nomeações, esta é a sua preferida.
  • Ao lado de Denzel Washington, que ganhou o Óscar, neste filme sobre o pelotão negro que combateu na Guerra Civil Americana (1861-1865).
  • O papel do motorista da irrascível Miss Daisy foi mais um passo na carreira em rápida ascensão. Jessica Tandy ganhou o Óscar e ele foi nomeado, agora como ator principal.
  • Morgan Freeman fez muitos filmes em que é uma espécie de sábio mentor. Mesmo quem não gosta do filme reconhece que o ator lhe deu muita classe como o "mouro".
  • O primeiro encontro com Clint Eastwood num vencedor do Óscar de Melhor Filme. Eles eram dois pistoleiros reformados e antigos fora da lei que voltavam a pegar nas suas armas pela última vez para obterem a recompensa oferecida por vingativas prostitutas.
  • O papel de Red, que desprezada a "esperança" que o seu amigo Andy (Tom Robbins) mantinha na prisão tornou-se uma segunda pele. Tal como a moda de usar a sua voz para narrar os filmes. Foi a terceira nomeação para o Óscar.
  • Neste lendário filme de David Fincher, Morgan Freeman era William Somerset, detetive prestes a reformar-se, em equipa com um impulsivo David Mills (Brad Pitt), na investigação de crimes horrorosos inspirados pelos pecados mortais.
  • O filme não é grande coisa, mas é o primeiro realmente construído à volta de Morgan Freeman como estrela de cinema, que aqui era o protagonista, como o polícia e psicólogo forense Alex Cross. O sucesso deu origem a uma sequela, "A Conspiração da Aranha", em 2001.
  • Como o paciente e digno Theodore Joadson, neste filme de Steven Spielberg sobre a revolta dos escravos do navio La Amistad.
  • Um filme catástrofe pouco recordado, mas muito comentado na época pela "audácia" de colocar Morgan Freeman como presidente dos EUA.
  • Um delicioso filme de ação "série B" em que Morgan Freeman vai contra a imagem e faz de vilão: um assaltante muito interessado na carrinha de valores conduzida por Christian Slater.
  • Ao lado de Renée Zellweger e Chris Rock noutro papel contra a imagem cinematográfica que vinha cultivando: um assassino contratado. Um pequeno filme muito simpático.
  • Nesta comédia, Morgan Freeman era consagrado como "património" do cinema, interpretando Deus, que emprestava os seus poderes a Jim Carrey.
  • No reencontro com Clint Eastwood, finalmente o Óscar (de Ator Secundário), como assistente  (sábio, claro) do ginásio de boxe.
  • Nis três filmes de Christopher Nolan são encarados como um único, Morgan Freeman volta a ser a voz da ponderação como o criador das engenhocas que vão dar tanto jeito à missão do Cavaleiro das Trevas (Christian Bale):
  • Nos muitos filmes que usaram a voz de Morgan Freeman como narração, este é um dos mais famosos. Foi uma das razões para este documentário ser um fenómeno de popularidade nas bilheteiras e ganhar o Óscar na categoria.
  • Ao lado de Josh Hartnett como "The Boss", um dos mafiosos de Nova Iorque, num pequeno "thriller" que se tornou quase de forma instantânea um filme de culto.
  • Ao lado de Casey Affleck, Morgan Freeman voltou a ter um papel de grande plano como chefe de polícia no primeiro e muito amargurado filme realizado por Ben Affleck,
  • Neste filme de ação com Angelina Jolie e James McAvoy, Morgan Freeman passeava o seu prestígio como Sloan, o líder de uma fraternidade de assassinos.
  • Novamente no papel de mentor, como antigo agente da CIA, numa comédia de assassinos destravados que foi um caso sério de sucesso "sénior".
  • Clint Eastwood deu a Morgan Freeman outro papel digno do seu talento, talvez um dos seus maiores: Nelson Mandela num período muito específico da sua história, o do trabalho para a reconciliação na África de Sul. O filme não é muito recordado, mas o ator voltou a ser nomeado para os Óscares.
  • Como um mágico a tentar desmascarar outros mágicos que tentavam criar a maior ilusão da história. Um vilão que regressou na sequela de 2016 para mais uns truques.
  • Estranhamente ou talvez não, uma vez que a sua voz era usada e abusada em vários filmes, esta foi a sua primeira animação.
  • Uma variação de tantos outros papéis da sua carreira, mas que vale a pena mencionar pelo incrível sucesso do filme e ser mais um em que com muito pouco que lhe é dado, Morgan Freeman mostra a sua classe.
  • Não é, nem de perto nem de longe, um dos seus melhores filmes, mas vale só pelo prazer de vê-lo ao lado de Alan Arkin e Michael Caine, como três velhos amigos que decidiam arriscar tudo numa tentativa audaciosa para derrubar o próprio banco que fugiu com o seu dinheiro.
 
Partilhar
Partilhar
Partilhar
Partilhar
Partilhar
 

Veja também

  • Gene Hackman: Clint Eastwood e Morgan Freeman prestam homenagem ao ator de "Imperdoável"
    L.S. · Atualidade · 27 fev 2025 19:47

    Gene Hackman: Clint Eastwood e Morgan Freeman prestam homenagem ao ator de "Imperdoável"

  • "Caça Polícias" está de volta, mas Eddie Murphy sentiu-se 'velho' e só quer os papéis de Morgan Freeman
    L.S. · Atualidade · 19 jun 2024 18:04

    "Caça Polícias" está de volta, mas Eddie Murphy sentiu-se 'velho' e só quer os papéis de Morgan Freeman

Em destaque

  • Kylie Minogue na MEO Arena: não vamos conseguir tirar esta noite da cabeça
    SAPO Mag · Música · 16 jul 2025 05:27

    Kylie Minogue na MEO Arena: não vamos conseguir tirar esta noite da cabeça

    por Gonçalo Sá Ricardo Cabral
  • "Severance" lidera corrida aos Emmys. "The Penguin" e "The White Lotus" também estão entre as séries mais nomeadas
    SAPO Mag · Séries · 15 jul 2025 16:47

    "Severance" lidera corrida aos Emmys. "The Penguin" e "The White Lotus" também estão entre as séries mais nomeadas

  • A viagem a solo de Damiano David: "Tive muito espaço para experimentar e encontrar o meu próprio som"
    Música · 15 jul 2025 17:41

    A viagem a solo de Damiano David: "Tive muito espaço para experimentar e encontrar o meu próprio som"

    por Tiago David
  • Bob Vylan retirados da digressão dos Gogol Bordello que passa por Portugal em outubro
    L.S. / Lusa · Música · 15 jul 2025 17:17

    Bob Vylan retirados da digressão dos Gogol Bordello que passa por Portugal em outubro

Últimas

  • L.S. / Lusa · Showbiz · 16 jul 2025 09:32

    Teatro Praga assinala 30 anos da companhia com estreia de "Audição"

  • L.S. / Lusa · Showbiz · 16 jul 2025 09:28

    "Coragem estética e força ética” valem a Henrique Raposo Prémio Camilo Castelo Branco

  • L.S. / Lusa · Showbiz · 16 jul 2025 09:22

    Bonnie 'Prince' Billy e regresso de Manuel Cavaco a palco na nova temporada do Teatro S. Luiz

  • L.S. / Lusa · Música · 16 jul 2025 09:17

    Bandas Filarmónicas da Grande Lisboa vão ser apoiadas pelo Teatro Nacional de S. Carlos

  • Música · 16 jul 2025 06:24

    Isle of MTV Malta: os corações palpitaram com Damiano David, mas foi Alok o rei absoluto da festa

    por Tiago David
  • SAPO Mag · Música · 16 jul 2025 05:27

    Kylie Minogue na MEO Arena: não vamos conseguir tirar esta noite da cabeça

    por Gonçalo Sá Ricardo Cabral
 

Comentários

Entre com a sua conta do Facebook ou registe-se para ver e comentar
  • Música

    Showbiz

    Passatempos

  • Filmes

    • Estreias
    • Notícias
    • Críticas
    • Todos os Filmes
    • Trailers
    • Especiais
  • Séries

    • Estreias
    • Notícias
  • TV

    • Programação
    • Notícias
  • Óscares

    • Vencedores
    • Notícias
    • História
    • Trailers
  • Instagram
  • Facebook
  • X

      Notificações

      Última hora
      Geral

      Notificações bloqueadas pelo browser

      Veja também

      Relacionados Playlist

      Autoplay