• SAPO Mag SAPO Mag Início
  • Filmes
    • Estreias
    • No Cinema
    • Notícias
    • Críticas
    • Todos os Filmes
    • Trailers
    • Especiais
  • Séries
    • Estreias
    • Notícias
  • TV
    • Programação
    • Notícias
  • Música
  • Showbiz
  • Passatempos
  • Óscares
    • Vencedores
    • Notícias
    • História
    • Trailers
  • Mais Menu
    Menu
    • Filmes
      • Estreias
      • No Cinema
      • Notícias
      • Críticas
      • Todos os Filmes
      • Trailers
      • Especiais
    • Séries
      • Estreias
      • Notícias
    • TV
      • Programação
      • Notícias
    • Música
    • Showbiz
    • Passatempos
    • Óscares
      • Vencedores
      • Notícias
      • História
      • Trailers
    Tópicos
    • Críticas
    • PopCorner
    • Atrás do Palco
    • Estreias de Filmes
    • Estreias de Séries
    • Guia TV
    • Trailers
    Esquema de cores
    No modo automático o site usa o esquema de cores definido no seu sistema operativo
    Siga-nos
    • Instagram
    • Facebook
    • X
  • Pesquisa
  • Críticas
  • PopCorner
  • Atrás do Palco
  • Estreias de Filmes
  • Estreias de Séries
  • Guia TV
  • Trailers
MEO à velocidade máxima de 10Gbps

Planeta dos Macacos: conhece a saga completa?

L.S.
16 jul 2014 00:00
Atualidade
  • cinema.sapo.pt
  • noticias
Partilhar
Partilhar
Partilhar
Partilhar
Partilhar
  • "O Reino do Planeta dos Macacos" chega ao Disney+ em agosto. Saga passa a estar toda disponível
    L.S. · Atualidade · 23 jul 2024 15:24

    "O Reino do Planeta dos Macacos" chega ao Disney+ em agosto. Saga passa a estar toda disponível

  • Kevin Durand e o regresso da saga épica "Planeta dos Macacos": "Fiquei espantado e tremendamente entusiasmado"
    Atualidade · 9 mai 2024 09:00

    Kevin Durand e o regresso da saga épica "Planeta dos Macacos": "Fiquei espantado e tremendamente entusiasmado"

    por Tiago David
Este artigo tem mais de 10 anos
«Planeta dos Macacos - A Revolta» é o mais recente título de uma saga longa, que teve o seu maior momento de glória nos anos 70, no cinema, na tv e até na BD. Eis os momentos principais esta série de sucesso.
  • Foi este o bizarro título em português do primeiro filme a recriar o célebre romance «La Planète des Singes», de Pierre Boulle, publicado em 1963. Charlton Heston é o protagonista desta fita de Franklin J. Schaffner, no papel de um astronauta que vai parar a um planeta onde os macacos são os líderes e os humanos são subservientes.
  • O «Planet of the Apes» original foi um sucesso esmagador, que deu origem a quatro sequelas diretas nos anos seguintes e a uma infinidade de produtos derivados. A caracterização dos macacos ficou para a história, tal como o final surpresa, criado por Rod Serling, diferente do do livro. Roddy McDowall, no papel do macaco Cornelius, seria um dos atores mais presentes da saga.
  • Em busca da personagem de Heston, surge agora outro astronauta (James Franciscus), que acaba por descobrir uma cidade subterrânea com mutantes com poderes psíquicos que veneram uma arma de destruição massiva.
  • Ted Post foi agora o realizador da fita, com Heston a fazer um pequeno papel. É o único dos filmes originais em que McDowall não pôde marcar presença, por questões de agenda. O final explosivo parecia inviabilizar qualquer tipo de sequela, mas afinal...
  • Um dos filmes mais elogiados da série, resolve o impasse da última fita enviando três dos chimpanzés ao nosso presente, onde terão de lidar com alguns dos temas sociais mais candentes da época.
  • McDowall voltou ao papel de Cornelius neste filme de Don Taylor, que acaba por estabelecer um «loop» temporal que levará no futuro ao domínio dos macacos sobre os humanos.
  • A ação do quarto filme da série passa-se duas décadas depois do anterior, com os macacos a substituirem os cães e gatos (mortos por um vírus) como animais de estimação, e a revoltarem-se contra o domínio dos humanos.
  • J. Lee Thompson assinou o quarto filme da série, que começava a ter orçamentos cada vez mais reduzidos. McDowell assume agora aqui o papel do macaco Caesar, num filme com algumas semelhanças (até no nome do símio) com o futuro «Planeta dos Macacos - A Origem».
  • O quinto e último filme da saga original, agora passado no início do século XXI  com a Terra devastada e os humanos e os macacos a viverem em instável harmonia.
  • McDowall regressa ao papel de Caesar, numa fita com alguns pontos de contato com o atual «Planeta dos Macacos - Revolta» e que seria a última da série original.
  • Em 1974, a antecipar a estreia da série de televisão «Planet of the Apes», criou-se esta campanha então muito popular, com a reposição dos cinco filmes da série em formato de maratona cinematográfica.
  • Um ano depois da estreia do último filme, estreou na televisão uma série que recupera o espírito da película original, com dois astronautas a cairem num planeta dominado por macacos. McDowall interpreta um chimpanzé de 17 anos nesta série, que teve apenas uma temporada e 14 episódios.
  • Uma segunda vida da saga «Planeta dos Macacos» deu-se na banda desenhada onde, além das adaptações diretas dos filmes, houve uma popular série da Marvel Comics publicada entre 1974 e 1977. Desde o início da década de 90, que têm surgido pontualmente outras coleções baseadas no universo original.
  • Na década de maior euforia com a saga «Planeta dos Macacos», também surgiu esta série televisiva de desenhos animados do estúdio DePatie-Freleng. Foram apenas 13 episódios, com uma singularidade: aqui, a civilização de macacos que os astronautas humanos encontram é tecnologicamente mais evoluída, com automóveis e televisão, e tem hábitos e vestuário idênticos aos dos homens da época.
  • Oliver Stone, James Cameron e Peter Jackson foram alguns dos que tentaram fazer um «remake» no cinema do «Planeta dos Macacos» original, mas acabaria por ser Tim Burton a assinar esta nova versão, acolhida de forma tépida.
  • Mark Wahlberg interpretava o astronauta humano que ia parar a um planeta dominado por macacos evoluídos, com um final com menos impacto mas mais fiel ao do livro de Boulle. Heston fazia um cameo mas o filme não gerou descendência.
  • Ninguém estava à espera, mas esta reinvenção da série foi um enorme sucesso de crítica e bilheteira. A história decorre no presente, com James Franco como cientista e Andy Serkis, por via do «motion-capture», como o chimpanzé que vai tornar-se inteligente graças às experiências dele.
  • O britânico Rupert Wyatt esteve aos comandos desta fita, que tem o discreto cuidado de não anular o que sucedeu nas anteriores, mas também não ficar preso à cronologia delas.
  • A sequela de «Planeta dos Macacos - A Origem» está a ser acolhida com coro de elogios e enorme sucesso de publico. A ação decorre agora dez anos depois do colapso da civilização humana, com os macacos e os homens em coexistência muito instável.
  • Andy Serkis volta a ao papel de Caesar, num filme que volta a elevar a um novo patamar de excelência as virtualidades da «performance capture», aqui ao serviço de uma história empolgante e envolvente. O realizador foi Matt Reeves, que realizará também a sequela, com estreia em 2016.
 
Partilhar
Partilhar
Partilhar
Partilhar
Partilhar
 

Veja também

  • "O Reino do Planeta dos Macacos" chega ao Disney+ em agosto. Saga passa a estar toda disponível
    L.S. · Atualidade · 23 jul 2024 15:24

    "O Reino do Planeta dos Macacos" chega ao Disney+ em agosto. Saga passa a estar toda disponível

  • Kevin Durand e o regresso da saga épica "Planeta dos Macacos": "Fiquei espantado e tremendamente entusiasmado"
    Atualidade · 9 mai 2024 09:00

    Kevin Durand e o regresso da saga épica "Planeta dos Macacos": "Fiquei espantado e tremendamente entusiasmado"

    por Tiago David

Em destaque

  • "A história do Jean Charles foi mal contada durante 20 anos": à conversa com o ator Fernando Mariano
    SAPO Mag · Séries · 14 mai 2025 08:30

    "A história do Jean Charles foi mal contada durante 20 anos": à conversa com o ator Fernando Mariano

    por Ana Caetano
  • Portugal na final do festival da Eurovisão: conheça os primeiros semifinalistas
    Música · 13 mai 2025 22:22

    Portugal na final do festival da Eurovisão: conheça os primeiros semifinalistas

  • Morreu Robert Benton, o realizador que ganhou os Óscares com "Kramer Contra Kramer" e "Um Lugar no Coração"
    L.S. / AFP · Atualidade · 14 mai 2025 11:18

    Morreu Robert Benton, o realizador que ganhou os Óscares com "Kramer Contra Kramer" e "Um Lugar no Coração"

  • Disney revela novidades para streaming: lista inclui série com Kim Kardashian, mais Marvel e “Alien Earth”
    L.S. / Lusa · Séries · 14 mai 2025 09:19

    Disney revela novidades para streaming: lista inclui série com Kim Kardashian, mais Marvel e “Alien Earth”

Últimas

  • T.D. / Lusa · Música · 14 mai 2025 14:09

    Mão Morta, Emmy Curl, Ganso e Rita Vian nos Banhos Velhos das Taipas em Guimarães

  • T.D. / Lusa · Música · 14 mai 2025 14:08

    Bazuuca celebra 10 anos a dar música a Braga com Bed Legs, Paraguaii, Maquina. e Scúru Fitchádu

  • T.D. / Lusa · Showbiz · 14 mai 2025 14:05

    Espanhol Eduardo Mendoza vence Prémio Princesa das Astúrias das Letras 2025

  • L.S. / AFP · Atualidade · 14 mai 2025 13:06

    Tom Cruise deixa o mundo em suspenso ao lançar "Missão Impossível" no Festival de Cannes

  • Séries · 14 mai 2025 11:49

    Há boas notícia para os fãs de "Fallout": Prime Video confirma terceira temporada da série

  • SAPO Digital Studio · Atualidade · 14 mai 2025 11:29
    Patrocinado

    Altitude Film Fest: TAP recebe candidaturas de curtas-metragens até ao fim de maio

 

Comentários

Entre com a sua conta do Facebook ou registe-se para ver e comentar
  • Música

    Showbiz

    Passatempos

  • Filmes

    • Estreias
    • No Cinema
    • Notícias
    • Críticas
    • Todos os Filmes
    • Trailers
    • Especiais
  • Séries

    • Estreias
    • Notícias
  • TV

    • Programação
    • Notícias
  • Óscares

    • Vencedores
    • Notícias
    • História
    • Trailers
  • Instagram
  • Facebook
  • X

      Notificações

      Última hora
      Geral

      Notificações bloqueadas pelo browser

      Veja também

      Relacionados Playlist

      Autoplay