Apesar da sua agenda continuar cheia de projectos, Steven Spielberg já escolheu o seu próximo filme, «War Horse», sobre a amizade entre um jovem soldado britânico e o seu cavalo durante a Primeira Guerra Mundial.
O filme «O Jardim de Outro Homem» inaugura hoje FESTin - Festival de Cinema Itinerante da Língua Portuguesa, que decorre no Cinema São Jorge, em Lisboa, até 9 de Maio.
Membro destacado da dinastia de intérpretes de apelido Redgrave, Lynn Redgrave, nomeada ao Óscar com 30 anos de diferença, por «Georgy Girl» (1966) e «Deuses e Monstros» (1998), faleceu ontem, vítima de cancro da mama, aos 67 anos.
Após lidar com os medos e angústias de homens em carência de fé, M. Night Shyamalan vira-se para a adaptação ao grande ecrã de uma série de animação. O «trailer» legendado já está na internet, em exclusivo no SAPO.
Apesar de estar actualmente a encarnar o super-herói Green Lantern, num filme com estreia prevista para 2011, Ryan Reynolds vai regressar este ano aos ecrãs de cinema numa fita de premissa muito simples: ele vai ser enterrado vivo.
Afinal, e apesar de já terem sido avançadas várias linhas de argumento, o quinto capítulo da série «Rambo» já não vai para a frente. Sylvester Stallone diz que tem «99% de certeza que não haverá outro filme» com o herói.
O filme norte-americano «Go Get Some Rosemary», de Ben Safdie e Josh Safdie, ganhou o Grande Prémio o IndieLisboa. «Guerra Civil», de Pedro Caldas, foi o Melhor Filme Português.
Um delirante filme oriental, com duas histórias aparentemente sem ligação, uma delas com um lutador mexicano de «wrestling» e vários acontecimentos bizarros de permeio. Uma das fitas mais divertidas de todo o IndieLisboa.
Um «bromance» muito invulgar, com dois amigos que decidem provar a sua liberdade das convenções ao participaram num festival de pornografia amadora e decidirem aí ter sexo um com o outro.
A relação de afecto entre animais e humanos é uma das marcas da Disney, que a ela regressará com «Secretariat», sobre a história verídica de um cavalo que vence uma tripla competição de hipismo. O primeiro «trailer» já está na internet.
Um «western» apocalíptico adaptado de uma BD norte-americana marca o regresso de Josh Brolin ao velho Oeste, onde brilhou na série «Jovens Pistoleiros», no final dos anos 80. O primeiro «trailer» já está na internet.
O regresso de Robert Downey Jr. ao papel de Homem de Ferro é uma das experiências cinematográficas mais ansiosamente aguardadas de 2010 e o SAPO foi recolher as opiniões dos espectadores portugueses na antestreia em Lisboa.
A política de «remakes» de fitas dos anos 80 continua de vento em popa e desta vez o visado é «Comando», o filme de acção mais desvairado da carreira de Arnold Schwarzenegger. O realizador e argumentista será David Ayer.
O realizador de «Dreamgirls» e «Deuses e Monstros» vai assinar a adaptação ao cinema de «Amanhecer», o quarto livro da série «Twilight», que poderá vir a ser repartido por dois filmes.
Um filme argentino baseado no romance «Murphy», de Samuel Beckett, que é uma das propostas mais aliciantes da Competição internacional. O realizador é Alejo Moguillansky.
É um dos clássicos fundadores da ficção científica cinematográfica e a sua versão completa, que não era vista desde a estreia em 1927, chegará ao contacto de todos ainda este ano, no cinema ou em «home video».
Arranca hoje nos EUA a primeira retrospectiva da obra de João César Monteiro, que percorrerá sete cidades até ao Outono e terá por título «Poeta Perverso: João César Monteiro». Nova Iorque é a primeira paragem.
Um documentário sobre o filme maldito que o realizador Henri-Georges Clouzot nunca conseguiu terminar, da autoria de Serge Bromberg e Ruxandra Medrea, que recuperaram todo o material filmado e fazem a história de um projecto inacabado.
O sucesso surpresa do mais recente filme animado da DreamWorks levou a produtora a garantir a estreia de uma sequela já em 2013. A película já é uma das de maior êxito do estúdio, só atrás dos filmes de «Shrek» e de «O Panda do Kung Fu».
Um «thriller» de assassinos profissionais juntará dois dos actores mais carismáticos da actualidade, Clive Owen e Jason Statham, na estreia na realização de longas-metragens do irlandês Gary McKendry.
A cinematografia recente de Cabo Verde, Angola, Brasil e Moçambique estará em destaque na primeira edição do FESTin - Festival de Cinema Itinerante da Língua Portuguesa, a decorrer no Cinema São Jorge, em Lisboa, entre 4 e 9 de Maio.