O actor de «O Wrestler», que poderemos ver esta semana em «Homem de Ferro 2», vai encarnar Genghis Khan num filme sobre a vida do líder mongol, realizado por John Milius.
O novo filme de Abel Ferrara é um retrato duro e sem concessões a Nápoles, uma cidade conservadora e auto-destrutiva que o cineasta nova-iorquino capta em registo documental.
O terceiro capítulo da saga cinematográfica «Twilight», inspirada nos romances homónimos de Stephenie Meyer, acaba de ver chegar à internet o seu «trailer» mais completo.
Após o sucesso mundial de «The Host - A Criatura», o sul-coreano Bong Joon-ho regressou com um «thriller» criminal, que esteve presente na secção «Un Certain Regard» do Festival de Cannes.
Um dos filmes animados mais elogiados da temporada, produzido por Tim Burton e Timur Bekmambetov, uma pequena fita de culto protagonizada por um boneco de sarapilheira num futuro devastado.
Vencedor do Leão de Ouro no último Festival de Veneza, a primeira e muito polémica longa-metragem de Samuel Maoz passa-se no interior de um tanque israelita e parte das memórias de juventude do cineasta durante a Guerra do Líbano.
Uma sala cheia de público acolheu ontem em festa a abertura oficial da sétima edição do IndieLisboa, para celebrar o cinema independente, num certame que, este ano, dá uma atenção particular à Sétima Arte portuguesa.
Jim Carrey e Ewan McGregor numa ode ao amor gay, super-heróis virados do avesso ou filmes independentes espalhados por Lisboa, são apenas alguns destaques no «e-Cinema» desta semana.
O actor e apresentador Rui Unas é uma das vozes da versão portuguesa do filme animado infanto-juvenil «A Ilha do Impy», que acaba de chegar às salas portuguesas.
Com o Indie Lisboa a invadir de novo a capital com o que de melhor se tem feito no cinema de autor, o SAPO foi perceber como podem afinal os jovens cineastas independentes chegar a ver os seus filmes no ecrã.
«Fantasia Lusitana», de João Canijo, e «Greenberg», de Noah Baumbach, são os filmes de abertura da sétima edição do IndieLisboa, que arranca hoje e se prolonga até 2 de Maio.
Ele é um homem dos sete ofícios, um produtor e realizador que, no mesmo projecto, já teve as duas experiências: ser financiado pelo ICA e, ao não receber o dinheiro, financiar sozinho o seu filme.
Para os que querem apresentar um plano com pés e cabeça e não querem passar pelo ICA o programa europeu Media é empurrão que dá um apoio importante à formação e ao desenvolvimento de projectos. A 27 também se dão ajudas.
A cultura dispõe agora de um novo instrumento de financiamento. Caixa Geral de Depósitos e Portugal Telecom, juntamente com o programa Compete, do QREN, subscreveram um fundo de capital de risco especializado para as indústrias criativas e culturais.
O Fundo de Investimento do Cinema e Audiovisual (FICA) foi criado com o objectivo de incentivar a produção de cinema e televisão em Portugal, com o apoio de entidades privadas. Está actualmente paralisado mas deverá retomar a sua actividade em breve.
Para qualquer cineasta em Portugal, a primeira porta a bater é a do Instituto do Cinema e Audiovisual (ICA), a principal fonte de financiamento do cinema nacional, que financia quase tudo o que por cá se faz com vista à exibição no grande ecrã.
Depois de «Abismo» e «Titanic», James Cameron vai voltar ao fundo do oceano na sequela de «Avatar», que deverá ser feita em metade do tempo e com metade do orçamento.
Cinquenta obras de áudio, vídeo e fotografia de 17 países vão ser mostradas a partir de hoje na Universidade Católica do Porto, na sétima edição do Festival Black & White, que celebra o preto e branco em todas as suas vertentes.
É a primeira vez que acontece na história dos Razzies: a organização pediu a uma das galardoadas a devolução do prémio. Não por ter havido erro na contagem de votos, mas porque a vencedora, Sandra Bullock, levou a estatueta errada para casa.
A desastrosa condição financeira do estúdio MGM levou os produtores da série 007 a suspenderem indefinidamente o desenvolvimento do 23º filme da saga Bond, que deveria ser realizado por Sam Mendes.
Mais de 65 mil espectadores acorreram às salas portuguesas para ver «Confronto de Titãs» nos primeiros quatro dias de exibição. «A Melodia do Adeus», com Miley Cyrus, foi a terceira fita mais vista.
25 curtas-metragens de animação, ficção e um documentário, produzidos pelo Cine-Clube de Avanca e pela Filmógrafo, vão estar em exibição de 16 a 18 de Abril na cidade cubana de Pinar del Rio, numa iniciativa da Embaixada de Portugal em Havana.
«Ondine» é o novo filme do irlandês Neil Jordan, com Colin Farrell como o pescador apaixonado por uma criatura feminina que encontra nas águas. O primeiro «trailer» já está na internet.