A HISTÓRIA: Duas melhores amigas estão a viver um grande momento nas suas vidas enquanto gerem uma empresa de cosmética, que construíram a partir do nada. Infelizmente, atravessam alguns problemas financeiros e a perspetiva de receberem uma proposta de compra do maior titã da indústria de cosmética é demasiado tentadora para deixar passar ao lado, e coloca em risco esta amizade de uma vida.


Rose Byrne e Tiffany Haddish são duas presenças galvanizadoras na comédia. "A Melhor Despedida de Solteira" (2011) e "Girls Trip" (2017), respectivamente, beneficiaram da sua imprevisibilidade ou falta de decoro.

Em "Quem é Que Manda Aqui?", elas são Mel e Mia, duas melhores amigas, unha com carne, com uma química incontestável. Desde terminarem as frases uma da outra, a completarem os hábitos higiénicos entre si, ainda compõe as fórmulas para uma empresa de cosmética que passa por dificuldades financeiras. E quando Claire Luna (Salma Hayek), uma magnata da indústria, se oferece para investir na empresa e liquidar a dívida, elas têm de escolher entre a amizade ou o lucro.

Felizmente com apenas 83 minutos, esta suposta comédia aposta tudo em humor desgastado e grosseiro.

Bebés a “fumar” charros e insinuações sexuais até podem ser suficientes para ir mantendo o público sorridente (ou adormecido), não tanto pelas "piadas" em si, mas pelo talento de Haddish e Byrne, que são capazes de energizar as piadas entre as suas personagens antagónicas e introduzir rajadas de improviso, claramente longe das margens deste argumento, que se preocupa mais com as virtudes do humor escatológico.

A puxar para baixo o esforço das duas e a reforçar a descredibilização está o estilo da personagem de Salma Hayek: vilã de serviço, Claire Luna é uma Jessica Rabbit postiça, com maquilhagem em excesso e uma atitude violenta e mesquinha, sem motivações visíveis que o justifiquem. Servem apenas para expor um inesperado o seu humor físico ao serviço de uma caricatura.

Ainda com Jennifer Coolidge (a mãe do Stifler em "American Pie") e Billy Porter (vencedor para Emmy de Melhor Actor pela série "Pose") como funcionários da empresa e catalisadores de diálogos que os argumentistas Sam Pitman e Adam Cole-Kelly certamente não se atreveram a escrever, "Quem é Que Manda Aqui?" é uma tentativa gorada de cinco atores para salvar uma história simplista e sem qualquer subtexto.

E Lisa Kudrow também aparece, vá-se lá saber para quê...

"Quem é Que Manda Aqui?": nos cinemas a 27 de fevereiro.

Crítica: Daniel Antero

Newsletter

Fique a par de todas as novidades do SAPO Mag. Semanalmente. No seu email.

Notificações

Os temas quentes do cinema, da TV e da música estão nas notificações do SAPO Mag.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.