O festival arrancou a 30 de junho, dia em que vários nomes da música latina pisaram o Palco Mundo, como El Pescado, La Oreja de Van Gogh, Macaco e Maná, numa noite em que Lenny Kravitz foi cabeça de cartaz.

Após uma semana de pausa, o Rock in Rio-Madrid 2012 regressou para a sua segunda parte, a 5 de julho. Swedish House Mafia, Calvin Harris, Amaia Montero, El Último Vagon e Carl Cox, em substituição de Rihanna, que cancelou a sua participação devido ao falecimento da avó, foram os nomes que rumaram até Madrid.

O terceiro dia, 6 de julho, teve lugar a Noite Eletrónica, como apelidou a organização. Pitbull, David Guetta e Martin Solveig. Erick Morillo, Afrojack, Pete Tong e Wally López participaram nesta noite da Cidade do Rock.

No último dia, a 7 de julho, coube aos Red Hot Chilli Peppers, Incubus, Gogol Bordello e Deadmau5, com a sua característica cabeça de rato, encerrarem a terceira edição espanhola do festival.

Em setembro, o Rock in Rio vai ter lugar no Rio de Janeiro, no Brasil. Logo de seguida estreia-se em Buenos Aires, na Argentina. Em 2014 volta a Lisboa e a Madrid, em datas ainda por definir.