
Com um tímido público que a medo chegava ao recinto, uma sala pouco cheia esperava a jovem de Cascais. No início do espetáculo, vídeos caseiros mostravam-nos uma Ana bem pequenina, ainda criança. De guitarra em punho, começava a treinar os primeiros acordes de uma qualquer canção. Frame após frame, o vídeoacabava por mostraro caminho de uma das mais promissoras artistas da geração youtube. Já a meio, os acordes daquele que foi o seu primeiro single começam a surgir e a arrancar as primeiras palmas e assobios dos presentes.
Munida de pulseiras étnicas, sorriso estampado no rostoe calções curtinhos brilhantes, Ana Freeentrou em palco pronta para dar o seu melhor. Do primeiro (e novo) álbum, “To.Get.Her”, ouviram-se Wake Up Call, Rewind, Electrical Storm e Perfection (o primeiro e segundo single, respetivamente). Summer Love, que conta com a participação da banda brasileira Claus e Vanessa, músicasolarenga que invadiu as rádios no passado verão, foi também apresentada no espetáculo, cantada apenas a uma só voz: a da Ana e do público, se assim podemos dizer.
Seguiu-se uma pequena pausa para a apresentação de mais um vídeo, desta feita protagonizado por aqueles que tanto ajudaram a artista: os fãs, os amigos e a equipa que com ela trabalha.
Ana Free sai de palco para voltar, dois minutos depois, com uma diferente indumentária e uma nova presença em palco. De saia comprida, cabelo apanhado e brilho nos olhos, apresenta, então,um pequeno set acústico, sentada numa cadeira e de guitarra acústica nas mãos, lembrando os vídeosque a fizeramnascer aos nossos olhos. Convidou alguns fãs para subir ao palco e,entre miúdos e graúdos,sete foram os sortudos escolhidos que se sentaram no chão, de frente para a artista, numa posição a fazerlembrar uma qualquer hora do conto num infantário perto de si.
No Other Way e Renegade, de “To.Get.Her”, e uma cover de Cry Me a River, de Justin Timberlake, fizeram parte deste set acústico, queproporcionou um completo momento de intimidade e cumplicidade entre a artista e todos os presentes (especialmente os que se encontravam em cima do palco).
Ana saimais uma vez de palco, com mais uma muda de roupa prevista. Voltou, de leggings douradas e top preto, cabelo novamente solto e cada vez com mais fome de palco. Ainda do álbum novo ouviu-se Sugar Rush e I Want Your Love, que se juntaram a uma versão rock do tema Girlfriend, lançado em parceria com o DJ Diego Miranda no final do ano de 2011.
O concerto termina com um público que, apesar de pequeno em quantidade, se mostrou entusiasmado do início ao fim. Com palmas e alguns gritos de uns fãs um pouco mais eufóricos, as frases “Ana Free! Ana Free” e “só mais uma” ecoaram na pequena Sala do TMN Ao Vivo e luso-britânica voltou para repetir Girlfriend, Perfection e cantar, pela primeira vez na noite, o seu "Portuguese Medley", que conta com músicas dos Xutos e Pontapés, Buraka Som Sistema, Hands On Approach e até Madredeus.
Com os olhos a brilhar de emoção, despediu-se do público, agradecendo a todos os presentes. Ana Free segue agora para o Havai e Los Angeles, para por látentar singrar. Por cá, esperamos por um regresso em breve.
SETLIST
In My Place
Perfection
Electrical Storm
Wake Up Call
Rewind
Surrender
Summer Love
No Other Way
Cry Me A River
Renegade
Sugar Rush
I Want Your Love
Girlfriend
ENCORE
Portuguese Medley
Perfection
Girlfriends
Marta Ribeiro
Comentários