O primeiro concerto está agendado para dia 20 de fevereiro, às 21h30, no Cineteatro Louletano, em Loulé, onde o pianista Daniel Rodríguez Hart irá interpretar o Concerto Nº1 para Piano e Orquestra sob a direção musical do Maestro Titular Rui Pinheiro, que irá dirigir todos os concertos deste ciclo.

Entre fevereiro e dezembro, o Cineteatro Louletano será palco para estas cinco obras-primas de Beethoven, que marcaram a história da música, interpretadas por cinco pianistas portugueses: Daniel Rodríguez Hart, Pedro Gomes, Joana Vieira, João Bettencourt da Câmara e Vasco Dantas. Do Classicismo dos dois primeiros Concertos - com influências de Haydn e Mozart - ao Romantismo, a partir do terceiro, estas obras refletem uma nova relação entre piano e orquestra, desempenhando esta última um papel cada vez mais preponderante, ao invés de ser um mero acompanhamento do solista.

Daniel Rodríguez Hart começou os seus estudos musicais aos sete anos de idade na especialidade de piano no Conservatório Alejandro García Carturla em Havana, Cuba, tendo iniciado a atividade solística aos 13 anos. Entre os diversos prémios que conquistou em vários concursos nacionais e internacionais, destaca-se o primeiro lugar na mais recente edição do Prémio Jovens Músicos.

Antecipando o concerto, às 21h00, no "foyer" do teatro, realizar-se-á “À Conversa com…”, "em que público tem a oportunidade de conviver com maestro ou solista".

@Lusa