Esta semana as Little Mix, um grupo feminino do Reino Unido, entrou diretamente para o top 10 da Billboard 200 com o seu segundo álbum, "Salute", que se estreou na 6ª posição com 43.000 cópias vendidas. Para o quarteto, é o segundo álbum a a entrar no top 10 ("DNA", entrou no 4 º lugar), desde a formação do grupo em 2011.

As Little Mix são a mais recente novidade de uma longa linha de grupos femininos que conseguiram encontrar o sucesso nas tabelas da Billboard, numa lista que conta com as mais brilhantes estrelas da Motown a a gerar sucessos como um grupo há meio século atrás, e artistas como Spice Girls e Destinys Child a deixar a sua marca nas décadas de 1990 e 2000.

Confira a lista dos Top 10 de grupos femininos de todos os tempos da Billboard e veja se o seu grupo feminino favorito faz parte deste ranking.

10. Spice Girls

A moda das Spice Girls surgiu em meados da década de 90, quando este grupo de raparigas britânicas se transformou num fenómeno internacional, com sucessos como Wannabe, Spice Up Your Life ou Say You'll Be There. As meninas não lançam um álbum desde "Forever" (2000), mas desfrutaram de uma reunião muito mediática durante os Jogos Olímpicos de 2012 em Londres.

9. The Marvelettes

Uns dos mais bem sucedidos grupos Motown dos anos 60, as Marvelettes deixaram a sua marca com Please Mr. Postman, em 1961, e foram nomeadas para o Hall da Fama do Rock and Roll em 2012..

8. SWV

Sisters With Voice, mais conhecido pela sigla SWV, utilizaram músicas como I'm So Into You, Weak e Rain, para se transformarem como uma das bandas de R&B mais consistente durante a década de 1990. Em 2012, as amigas fizeram um retorno com o lançamento do álbum "I Missed Us".

7. Martha & The Vandellas

Outro grupo lendário da Motown, Martha Reeves, a vocalista do grupo, encontrou o sucesso com a balada Come and Get These Memories, antes de encontrar ouro com Heat Wave, Quicksand e Dancing in the Street.

6. En Vogue

O título dos dois primeiros álbuns das En Vogue, "Born to Sing" (1990) e "Funky Divas" (1992), assentam-lhes perfeitamente. A dupla de produtores deste grupo de R&B, Denzil Foster e Thomas McElroy ajudaram as raparigas a atingir o sucesso através de músicas como Hold On e Don´t Let Go (Love) .

5. Exposé

O trio de Exposé viu canções como Point of No Return, Seasons Change e Tell Me Why, a entrar nas tabelasda Billboard durante o final dos anos 80 e início dos anos 90, aprimorando o seu som dance-pop antes de se separarem em 1996. Uma breve reunião, uma década mais tarde incluiu uma digressão, com Jeanette Jurado, Gioia Bruno e Ann Curless a interpretar os seus hits mais famosos.

4. The Pointer Sisters

Anita, Ruth, Bonnie e June Pointer misturaram R&B, pop, disco, country e rock. As irmãs crececeram juntas em Oakland e criaram músicas intemporais como: "I'm So Excited, Jump (For My Love), Automatic, Fire e Fairytale.

3. Destiny's Child

Antes de Beyoncé se tornar na Queen Bey, ela era um terço das extremamente populares Destiny's Child, criando músicas com a ajuda de Kelly Rowland e Michelle Williams, como: Say My Name, Survivor e Bootylicious,. Depois de Beyoncé, Kelly e Michelle se tornarem mulheres independentes, o trio reuniu-se para um álbum de despedida, "Destiny Fulfilled", e uma última digressão. No ano passado, as senhoras reuniram-se novamente para uma nova faixa, Nuclear, e uma atuação surpresa durante o intervalo da Super Bowl.

2. TLC

Tionne "T-Boz" Waykins, Lisa "Left Eye" Lopes e Rozonda "Chilli" Thomas passaram uma década no top das tabelas com obras-primas de pop-R&B, como No Scrubs, Waterfalls, Ain't 2 Proud 2 Beg e Creep, antes da morte prematura de Lopes num acidente de viação em 2002. T-Boz e Chilli reataram recentemente o seu projeto, com um álbum compilação, "20”, e uma atuação nos American Music Awards durante o ano passado.

1. The Supremes

Além de serem o grupo feminino de maior sucesso de sempre, as The Supremes estão entre os artistas musicais mais populares de sempre, com Diana Ross e companhia a criarem canções que intemporais como: Baby Love, "Stop! In The Name Of Love , Come See About Me, You Keep Me Hangin 'On, Where Did Our Love Go ... a lista de clássicos Motown não para, e embora tenham aparecido muitos grupos de raparigas desde que as Supremes dominavam as tabelas, nenhuma outra formação conseguiu discutir a sua supremacia.

Paulo Costa

Fonte: Billboard
.

Newsletter

Fique a par de todas as novidades do SAPO Mag. Semanalmente. No seu email.

Notificações

Os temas quentes do cinema, da TV e da música estão nas notificações do SAPO Mag.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.