Em comunicado enviado hoje à agência Lusa, a organização desta "queima", que reúne as associações académicas da Cooperativa de Ensino Superior e Politécnico Universitário (CESPU) e da Universidade Lusíada, confirma ainda a presença de nomes como os Orelha Negra, Valete ou o DJ Miguel Rendeiro nas festividades, a decorrer esta semana, entre terça-feira e sábado.

A organização garante uma variedade de sons, desde música eletrónica, hip-hop, rapper, soul, funk, groove e kuduro, "naquele que se transformou no primeiro grande festival da primavera-verão em Portugal".

No ano em que celebra os 21 anos, a "queima" de Famalicão assume a "pretensão de se tornar um grande festival de música no norte".

Aliás, segundo o presidente da Associação Académica da CESPU, André Magalhães, "todos os esforços foram feitos para que este cartaz ofereça o que de melhor se ouve no momento".

Assim, o cartaz, definido como de "meter inveja" pela organização, é marcado pelo regresso aos palcos portugueses dos Buraka Som Sistema, no sábado, e, na quarta-feira, dos "alemães Cosmo Klein e Tim Toyko, responsáveis pelo grande sucesso Beautiful Lie".

Em Famalicão vão também atuar os Orelha Negra, também quarta-feira, que vão, assim, "aquecer os motores e preparar a rampa até ao Sudoeste".

Na sexta-feira sobem ao palco Carlos Manaça e o "pai" do hip-hop nacional, Valete que, aponta o comunicado "quer continuar a provar que, apesar da evolução das suas letras mais recentes, continua fiel aos ambientes onde lhe nasce a inspiração".

Pelo palco do recinto do Lago Discount, na Estrada Nacional Vila Nova de Famalicão-Trofa, vão ainda passar nomes como Miguel Rendeiro, Funk you 2, José Malhoa, e MC Mundo Secreto, entre outros.

@Lusa