«Caetano Veloso tornou-se embaixador de destaque da música e cultura brasileiras», disse Gabriel Abaroa, presidente da instituição. «É difícil encontrar um homem com tanto talento, paixão e dedicação aos seus projetos criativos, tanto na música e nas letras, como no social. Ao homenagear Caetano, homenageamos a música brasileira e esperamos honrar a sua fantástica carreira e música».

Com mais de 40 discos lançados, Caetano, com 69 anos de idade, é considerado o músico brasileiro contemporâneo mais popular e reconhecido. Este ano lançou uma reedição de «Live at Carnegie Hall», em que documenta um espetáculo com David Byrne em 2004, e ainda «Especial», DVD com Gilberto Gil e Ivete Sangalo.

A gala da personalidade do ano do Grammy Latino, que consistirá num jantar em que artistas e amigos do cantor interpretarão as canções de Caetano Veloso, realizar-se-á a 14 de novembro, véspera da entrega do prémio em Las Vegas, nos Estados Unidos da América.

O valor das receitas obtido com a festa será entregue, por decisão de Caetano Veloso, à Organização Não Governamental (ONG) brasileira Viva Cazuza.

A cerimónia do ano passado homenageou a cantora e compositora colombiana Shakira. Entre os artistas já homenageados estão Plácido Domingo, Gloria Estefan, Julio Iglesias e Carlos Santana.

Os nomeados para o Grammy Latino serão anunciados a 26 de setembro.

@SAPO com AFP