
No primeiro dos dois concertos “1ª Avenida”, a Orquestra Jazz de Matosinhos (OJM) toca música do guitarrista norte-americano Kurt Rosenwinkel, que já havia colaborado com a OJM em 2010, no álbum “Our secret world”.
O guitarrista, acompanhado pela OJM, vai estrear três novos com arranjos para “big band” dos directores musicais da orquestra, Pedro Guedes e Carlos Azevedo, que assinaram no disco os arranjos com Ohad Talmor.
No sábado, pelas 21:30 como na noite anterior, é a vez da Orquestra Sinfónica do Porto Casa da Música descer à praça para um programa bem popular que inclui clássicos como a Sinfonia nº5 de Beethoven ou “La Donna è mobile” do “Rigoletto” de Verdi, e ainda obras de Mendelssohn, Toch, Puccini, Rossini e, para fechar, a valsa com Tritsch-tratsch Polka, de Johann Strauss filho.
Mas a noite deste concerto gratuito é também uma oportunidade para escutar como o compositor Cláudio Carneyro se inspirou em trechos tradicionais como o “Malhão” ou “Senhora do Almortão”, para as suas “Portugalesas”.
O maestro Pedro Neves vai ter no palco os músicos da orquestra residente da Casa da Música e o tenor Mário Alves.
@Lusa
Comentários