"Eu teria dado o prémio aos Coldplay. Estou sem palavras", confessou, surpreso, o músico de R&B, que também conquistou os troféus de "Melhor Artista Masculino Pop/Rock" e "Melhor Artista Masculino Soul/R&B". Exactamente nestas duas mesmas categorias, mas no feminino, foi a sua namorada, Rihanna, quem triunfou.

À semelhança de Rihanna, também Alicia Keys (cujo disco As I am venceu nas categorias "Melhor Álbum Soul/R&B" e "Melhor Álbum Pop Rock") e Kayne West arrebataram dois prémios, este último, após ter sido nomeado - e apenas nomeado - em 2004 e 2006. "Queria agradecer a todos os que aceitaram a minha tentativa de quebrar novas barreiras musicais", declarou depois de ter recebido as estatuetas de "Melhor Artista Masculino Rap/Hip-Hop" e "Melhor Álbum Rap/Hip-Hop" com Graduation.

Com razões para sorrir ficaram, igualmente, Annie Lennox e Mariah Carey, após terem recebido distinções especiais pelas suas carreiras. Aos 53 anos de idade, Annie Lenox, ex-vocalista dos Eurythmics, recebeu das mãos de Justin Timberlake o prémio de mérito: "Nunca pensei pisar um palco com esta idade. Tem sido uma viagem incrível, esta com a música, a minha amiga, a minha companhia ao longo da vida", revelou emocionada. Carey, por sua vez,venceu o Prémio Honorário.

Já os Coldplay, os mais recentes vencedores dos World Music Awards (WMA), não conquistaram nenhum dos quatro prémios para os quais tinham sido nomeados, tendo ido para casa, tal como dita a gíria portuguesa, «de mãos a abanar».

De parabéns - mas por motivos bem distintos - esteve também a jovem Miley Cyrus. A cantora celebrou, nesse mesmo dia, o seu 16º aniversário"¦e nada melhor como festejo do que uma actuação em pleno palco dos AMA! Beyonce, Coldplay, Pussycat Dolls e Jonas Brothers completaram a lista de actuações da noite.

Pelo segundo ano consecutivo ( e ao contrário do que acontecia nos anos anteriores, em que os vencedores eram determinados através de uma votação elaborada por vinte mil compradores de música), os vencedores desta edição dos American Music Awards foram determinados por uma votação online, numa tentativa, da parte da produção, em tornar o evento mais amplo.

Confere aqui a lista completa dos vencedores:

- Artista do Ano: Chris Brown

- Artista Revelação: Jonas Brothers

- Melhor Artista Masculino Pop/Rock: Chris Brown

- Melhor Artista Feminina Pop/Rock: Rihanna

- Melhor Banda Pop/Rock: Daughtry

- Melhor Álbum Pop/Rock: Alicia Keys, "As I Am"

- Melhor Artista Masculino Soul/R&B: Chris Brown

- Melhor Artista Feminina Soul/R&B: Rihanna

- Melhor Álbum Soul/R&B: Alicia Keys, "As I Am"

- Melhor Artista Rap/Hip-Hop: Kanye West

- Melhor Banda Rap/Hip-Hop: Three 6 Mafia

- Melhor Álbum Rap/Hip-Hop: Kanye West, "Graduation"

- Melhor Artista Rock Alternativo: Linkin Park

- Melhor Artista Latino: Enrique Iglesias

- Melhor Artista Masculino Country: Brad Paisley

- Melhor Artista Feminina Country: Taylor Swift

- Melhor Banda Country: Rascal Flatts

- Melhor Álbum Country: Carrie Underwood, "Carnival Ride"

- Melhor Artista «Adult Contemporary»: Jordin Sparks

- Melhor Artista «Contemporary Inspirational»: Third Day

- Melhor Banda Sonora: "Alvim and the Chipmunks"

- Prémio de Mérito: Annie Lennox

- Prémio Honorário: Mariah Carey

Sara Novais

Newsletter

Fique a par de todas as novidades do SAPO Mag. Semanalmente. No seu email.

Notificações

Os temas quentes do cinema, da TV e da música estão nas notificações do SAPO Mag.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.