O “Língua Franca”, com a curadoria da rapper Capicua, é só uma das propostas de um festival que arranca às 16:00 e onde será possível ouvir nomes como António Zambujo, Samuel Úria, Miguel Araújo, Best Youth, Blaya, Gisela João ou The Glockenweise.

O Optimus D’ Bandada continua a apostar na diversidade dos espaços que vão do ar livre como a Praça dos Leões, a Torre dos Clérigos ou o miradouro da Vitória, até aos bares como o Café au Lait, o Plano B ou o Rádio ou mesmo o Clube Fenianos Portuenses.

O espetáculo “Língua Franca” vai decorrer no Café Aviz, pelas 23:30 e é, segundo afirmou Capicua à Lusa, “uma sessão de palavra dita”, cabendo-lhe a ela a responsabilidade selecionar alguns convidados.

“Em comum têm o facto de estarem ligados à música. Afinal, o D’ Bandada é uma festa da música, e apesar da Língua Franca ser uma sessão de palavra em silêncio achei que faria sentido chamar só convidados ligados á música”, afirmou.

A rapper convidou “um painel diversificado”, de que faz parte Maze dos Dealema, “uma das figuras mais emblemáticas do hip hop nacional”, Aline Frazão, cantora angolana, e André Henriques, vocalista dos Linda Martini, para além da própria Capicua.

No espetáculo de cerca de uma hora e meia o desafio é declamar “alguns textos, coisas próprias, letras, textos que nunca se transformaram em letras, que estão na gaveta, prosa” sintetizou Capicua.

O festival prima pela diversidade de géneros com a editora Clean Feed a tratar da programação do palco de Jazz e Tiago Pereira com a responsabilidade do palco com música tradicional portuguesa.

Vai ainda haver uma estafeta e uma maratona musical, programada pela da produtora Lovers & Lollypops. Na estafeta, a primeira banda começa a tocar num local, deslocando-se depois até onde a segunda banda toca, passando a vez a esta e assim sucessivamente. A maratona decorre à noite, com as mesmas bandas, no Plano B.

@Lusa

Newsletter

Fique a par de todas as novidades do SAPO Mag. Semanalmente. No seu email.

Notificações

Os temas quentes do cinema, da TV e da música estão nas notificações do SAPO Mag.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.