A empresa Ciat-Lonbarde anunciou que vai começar a construção do Namastitar, um protótipo de um instrumento como o que podemos ver na imagem de baixo. O Namastitar é um instrumento híbrido analógico/cordas que usa uma escala inspirada nas montanhas japonesas e nos tons sufi de hurqalya.

As trastes de metal, além de definirem os intervalos dos tons acústicos das cordas, são também parte de um oscilador. Por isso ao tocar no braço com as trastes, está a articular os tons das cordas assim como os tons do oscilador. Este oscilador efectua um circuito de modelação
ring com o som das cordas, por isto, vai obter tons complexamente articulados formados a partir do dedilhar das cordas assim como tons suaves do oscilador conseguidos através da pressão exercida nas trastes. O Namastitar possui 4 botões (knobs), um para controlar a frequência do tom do oscilador, outro para definir a convolução dos trastes do braço, outro para definir a mistura entre os tons da cordas e o som electrónico das trastes e por ultimo um botão (knob) para controlar o volume geral.

A quantidade de tom electrónico é controlada através do botão de convolução, ou seja as trastes não necessitam de afinação electrónica. O corpo do Namastitar é feito de uma única peça de cedro espanhol e o seu braço de nogueira.

Para mais informações visite:
www.ciat-lonbarde.net

Newsletter

Fique a par de todas as novidades do SAPO Mag. Semanalmente. No seu email.

Notificações

Os temas quentes do cinema, da TV e da música estão nas notificações do SAPO Mag.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.