O trompetista Carlos Leite, o clarinetista Sérgio Pires, a violetista Sofia Sousa, o violinista Francisco Lima Santos e o contrabaixista Rui Pedro Rodrigues são os cinco jovens portugueses escolhidos para fazerem parte do corpo da Orquestra de Jovens da União Europeia (OJUE).

A violinista Francisca Portugal foi ainda selecionada para a Escola de Verão.

Os contrabaixistas Luzia Vieira e José Moreira, o oboísta João Miguel Moreira da Silva, o fagotista Daniel Casal Mota e o trompetista Flávio Barbosa também foram selecionados para a orquestra como músicos substitutos.

Este ano foram selecionados mais três jovens músicos portugueses em relação a 2014, ano em que tinham sido selecionados sete músicos.

As audições foram organizadas pela Direção-Geral das Artes e tiveram como júri o professor Rieu de Deede, representantes da OUJE, a musicóloga Dulce Brito, presidente do júri e responsável da DGArtes pela coordenação das audições em Portugal, o masetro Vasco Pearce de Azevedo, e ainda os antigos membros da orquestra Paulo Barros e António Figueiredo.

A Orquestra de Jovens da União Europeia foi fundada há 31 anos e tem como objetivo juntar os talentos instrumentistas dos diferentes Estados-Membros.

Portugal faz parte da Orquestra desde 1986, ano em que se tornou membro da União Europeia.

@Lusa

Newsletter

Fique a par de todas as novidades do SAPO Mag. Semanalmente. No seu email.

Notificações

Os temas quentes do cinema, da TV e da música estão nas notificações do SAPO Mag.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.