
Em declarações à agência Lusa, o ator João Reis revelou que este é um concerto para pais e filhos que “apela à imaginação”.
No seu primeiro espetáculo para crianças, João Reis não se limita a narrar, toda a sua expressão corporal é “intuitiva”, e “ajuda a ligar as crianças a este tipo de música contemporânea, que apesar de ser muito sugestiva tem uma relação direta com a história”.
Sob direção musical de Pedro Neves, a Orquestra Sinfónica do Porto vai acompanhar contos como o “Pinocchio” ou “Pedro e o Lobo”, narrados por Catarina Furtado, histórias sobre curiosidade, coragem, desafios e liberdade.
Também no âmbito das comemorações do Dia Mundial da Criança, os jardins do Palácio de Cristal, no Porto, vão receber a “Festa da Criança” com insufláveis, jogos tradicionais, circuito de karting a pedais, passeios de caiaque, desfiles de moda infantil, uma pista de BTT, horas do conto, pinturas faciais e oficinas de teatro, música e dança.
Noutros concelhos da Área Metropolitana do Porto sobressai, em Espinho, no âmbito da 37.ª edição do Cinanima - Festival Internacional de Cinema e Animação, a exibição de oito curtas-metragens, distribuídas em 45 minutos, dedicadas aos mais novos.
Um filme de marionetas, uma história em 2D sobre uma família espanhola dos anos 60 e um 'workshop' que ensina a fazer um filoscópio são algumas das atividades previstas.
Já em Vila do Conde, o Teatro Municipal será palco da festa de encerramento da Animar 8, conjunto de atividades que a Curtas Metragens – Cooperação de Produção Cultural, CRL, promove junto da comunidade local.
No programa constam oficinas de animação, caça a ovos de chocolate, visitas guiadas e sessões de cinema.
Ainda em Vila do Conde, no Centro de Memória, haverá aulas de yoga gratuitas para crianças e uma palestra para os pais sobre os benefícios desta atividade.
Em Santa Maria da Feira, o Visionarium - Centro de Ciência do Europarque, promove um programa especial de iniciativas científicas.
Fazer um pega-monstros, experimentar batatas que dão luz ou brincar com bolas de sabão gigantes são algumas das propostas.
No Zoo de Santo Inácio, em Vila Nova de Gaia, este dia será comemorado com demonstrações do comportamento natural de répteis e aves de rapina.
As crianças poderão ainda participar na alimentação aos pinguins, num 'workshop' de origamis, e conhecer as mais recentes crias do Zoo no reptilário, estufa tropical ou insetário.
@Lusa
Comentários