Esta digressão em terras russas, que se inicia a 1 de novembro em Moscovo e termina em Irkutsk, na Sibéria, no dia 12, não é a primeira do grupo pela Rússia, mas é a mais abrangente e a mais esperada pelos amantes do metal.

"Estamos realmente excitados com esta nova tour. Tocaremos para o público de Leste, que, desde a primeira hora, nos tem recebido tão entusiasticamente. Sinto-me um pouco como o Miguel Strogoff, a personagem de Júlio Verne, o correio do Czar que atravessa a Rússia para entregar informações vitais da guerra que se travava. É um dos meus sonhos de criança conhecer a Rússia tão profundamente, chegar à Sibéria e fazer o nosso primeiro concerto em Pequim, na China!", escreveu o vocalista, Fernando Ribeiro, na página da banda no Facebook.

Os fãs desta banda portuguesa também manifestam grande expetativa quanto à sua atuação na Rússia. Como os Moonspell não vão atuar na Udmutria, república da Federação da Rússia, situada na região dos Urais, um grupo de fãs organizou uma viagem a Moscovo para ouvir aquilo a que chama de "show epocal". "A agência de concertos MegaTone CA apresenta um concerto de um dos grupos mais originais e misteriosos que tocam uma música no limite de estilos como o gothic, black, death, doom e, até por vezes electronic" - escreve a Agência de Informação da Sibéria.

Segundo os promotores da digressão dos Moonspeel: "O alinhamento dos concertos será não só assente na energia melancólica do seu último disco (Alpha Noir/Ómega White), mas também em abundantes viagens ao passado, interpretando temas dos seus primeiros discos (Wolfheart/Irreligious), aproveitando para celebrar com os fãs as duas décadas de existência da banda".

Os concertos de Moscovo e São Petersburgo serão exclusivos, com um alinhamento vintage e contemporâneo, contando com a participação especial da cantora convidada Mariangela Demurtas (da banda Norueguesa Tristania).

@Lusa