A jornada começou meses antes. Quatro meses antes, precisamente. Uma jornalista do SAPO acompanhou todas (mesmo todas) as iniciativas de antecipação do Rock in Rio Lisboa. Desde a colocação do primeiro contentor na Cidade do Rock até à abertura de portas no primeiro dia. Das reuniões gerais da equipa, que terminavam sempre com um “momento de comunhão”, ao anúncio da vinda de Miley Cirus ao evento, que colocou uma escola e os seus alunos em polvorosa.

Para alimentar o site foram precisos 7 jornalistas nos 5 dias do evento. Enquanto um elemento fazia a ponte com a assessoria do Rock in Rio e entrevistava os artistas no Palco Mundo, 6 jornalistas espalhavam-se pela Cidade do Rock e dividiam-se entre entrevistas, reportagens ou actualização de redes sociais.

Todos os dias, a abertura de portas era um momento obrigatório. Centenas de fãs acotovelavam-se junto às grades para serem os primeiros a chegar ao palco principal. Entretanto, encontraram-se novos talentos musicais e uma boneca insuflável chamada Ramilda.

Pelo meio, sandes e saladas engolidas em dois segundos, corridas pela relva (nos primeiros dias) e pela poeira (nos últimos) para chegar a horas à entrevista marcada, trajectos em ziguezague para fugir ao “trânsito” pedonal na Bela Vista, poeira nos olhos, ou uma voz off gravada no tom mais alto permitido/edição de vídeos enquanto os décibeis faziam tremer a sala de imprensa...

E, nos intervalos, entrevistar todos o tipo de artistas. Ivete Sangalo, Mariza, Oquestrada, Boss AC e Yuri da Cunha, Miley Cyrus (uma hora e meia de espera para 3 minutos de entrevista...), D'Zrt, DJ Vibe, Luís Represas, Max Cavalera (com os dois jornalistas a ficarem presos dentro do autocarro dos Soulfly durante alguns minutos)... Mais de metade dos artistas que passaram pelo Rock in Rio responderam a perguntas destes jornalistas.

Não houve conta-quilómetros mas, se houvesse, de certeza que o resultado espantaria. Entre corridas da sala de imprensa até ao Palco Sunset, do Palco Sunset até à Área VIP, e da Área VIP até qualquer outro local do recinto. E alguns metros poderiam ter sido poupados: só no último dia de Rock in Rio a equipa descobriu que existia, mesmo ao lado, uma casa de banho exclusiva para a Imprensa...