O tributo à artista foi criado por Scott Eaton e foi colocado no bairro londrino, contrariamente ao inicialmente previsto, após o município de Camden, que não costuma autorizar estátuas até 20 anos após a morte da pessoa em causa, ter aberto uma exceção.

“Tive uma reunião no município de Camden e eles dissseram-me que, normalmente, não autorizam estátuas até 20 anos após a morte da pessoa em causa, mas no caso da Amy abriram uma exceção”, contou Mitch Winehouse, pai de Amy, que continuou: “É uma grande honra ter a estátua lá. A Amy era e continua a ser parte integral de Camden, logo, não poderíamos pensar em colocar a estátua dela em mais nenhum lugar, pois não?”.

Sobre o design da estátua, Scott Eaton comentou: “A pose tinha que capturar a atitude e força de Amy, mas também revelar dicas subtis de insegurança. A mão na anca, a cabeça virada, o agarrar da saia, o pé virado – todos estes são pequenos elementos que contribuem para a personalidade da peça. O design não é baseado em nenhum instante específico, fotografia ou momento, mas numa amálgama de influências. Esperemos que, ao basear-me em tantos momentos importantes da sua história, a peça consiga capturar a essência da Amy”.

Marcaram presença na cerimónia de apresentação da estátua de Amy Wineshouse a família e amigos da falecida cantora.

Veja imagens da estátua: