A 31 de maio, o festival Rock in Rio Lisboa dedicará um espetáculo ao autor de "Estou além", que contará com a presença dos Deolinda, dos Linda Martini, da fadista Gisela João e de Rui Pregal da Cunha (ex-Heróis do Mar), evento que deixa a família de Variações "extremamente emocionada".

Hoje, no final da conferência de imprensa de anúncio deste espetáculo, Jaime Ribeiro explicou à agência Lusa que esta homenagem "caiu do céu", porque a família quer ter várias iniciativas ao longo de 2014 para recordar a obra "tão presente" do músico minhoto.

António Variações, que em 2014 completaria 70 anos, morreu há 30 anos, a 13 de junho de 1984, deixando dois álbuns editados - "Anjo da guarda" (1983) e "Dar e receber" (1984).

Décadas depois, em 2004, várias gravações inéditas seriam recuperadas e regravadas pelo projeto Humanos, do qual fizeram parte Camané, David Fonseca, Nuno Rafael, Manuela Azevedo e Helder Gonçalves.

Jaime Ribeiro adiantou à agência Lusa que ainda existem "quatro ou cinco inéditos" que deverão ser revelados ao longo deste ano. Um deles, intitulado por Variações "Não me deixaste gostar de ti", deverá fazer parte do próximo álbum dos Oquestrada ("AtlanticBeat Mad’in Portugal"), disse.

Segundo Jaime Ribeiro, a família pretende ainda reeditar a discografia de Variações, em edições especiais, e organizar um "grande tributo" com a presença de bandas filarmónicas, coros e músicos amadores, para "dar espaço ao clube enorme de fãs de António Variações".

Arrojado e irreverente, influenciado pelo fado, pela música popular e pelo pop rock, António Variações deu-se a conhecer com uma versão de "Povo que lavas no rio", de Amália Rodrigues, uma das suas influências, e escreveu canções como "Anjo da guarda", "Canção do engate", "O corpo é que paga", "Maria Albertina" e "Estou além".

@Lusa