O festival, que decorre nos anos pares desde 2006, está marcado de 14 a 17 de agosto, com 40 concertos repartidos por oito palcos, entre os quais o Palco Rua, criado este ano para "músicos que apresentam os seus projetos originais nas ruas das grandes malhas urbanas de Portugal".

Outro dos palcos foi rebatizado Palco Aguardela, em homenagem ao músico João Aguardela (Sitiados, Megafone e A Naifa) e fruto de uma parceria com a associação Megafone 5 - criada depois da morte do músico.

O Bons Sons irá acolher também os Prémios Megafone 2014, criados por aquela associação e destinados a projetos de música portuguesa.

Desde 2006, o festival Bons Sons tem vindo a colocar progressivamente a aldeia de Cem Soldos no mapa dos festivais de música de verão, apesar de ser de pequena dimensão - com palcos a ocuparem os espaços públicos de maior dimensão da localidade.

O festival mobiliza as entidades locais e os habitantes da aldeia em torno da música portuguesa durante aqueles quatro dias: há artesanato, comércio, venda de bebidas e alimentos em quase todas as ruas e em alguns quintais são improvisados espaços de restauração.

Ao longo das quatro edições, por lá passaram nomes como Fausto Bordalo Dias, Dead Combo, Danças Ocultas, António Zambujo, Vitorino, A Naifa, Linda Martini, Legendary Tigerman, You Can't Win Charlie Brown, Norberto Lobo e B. Fachada.

Ainda sem cartaz anunciado para 2014, a organização renovo ainda parcias com o projecto de Tiago Pereira A Música Portuguesa a Gostar Dela Própria, com a Associação para o Estudo e Proteção do Gado Asinino, com a programação do "Curtas em Flagrante" e com o Walk & Talk, festival de artes urbanas.

@Lusa