
Neste fim de semana atuam, em diferentes espaços do teatro lisboeta, as orquestras sinfónica, de sopros, de jazz e ainda agrupamentos de música de câmara e o coro geral da escola.
O Sforzanduo, constituído por Miguel Filipe e Tomás Moital, abre o Festival às 16:00, no jardim de inverno do Teatro Municipal S. Luiz (TMSL), apresentando, em estreia absoluta, a peça “Urban Walk”, de Paulo Bastos. Do programa consta ainda a Suite Inglesa n.º 2, de Johann Sebastian Bach, e o duo de marimbas de "Le Livre de Claviers", de Philippe Manoury.
A programação no jardim de inverno prossegue com a atuação do coro geral, sob a direção de Paulo Lourenço, e também do coro de câmara e, às 18:30, reaiza-se o recital do pianista Bernardo Marques, que irá interpretar as sonatas n.º 23, opus 57, "Appassionata", de Beethoven, e a n.º3, opus 58, de Chopin.
A partir das 19:30, até às 21:00, realiza-se uma “jam session” com alunos e professores de jazz e de outras classes, segundo nota da ESML. O jazz volta a este espaço, com combos, às 23:00, depois de terminado o concerto que se realiza a partir das 21:30, na sala principal.
O concerto na sala principal junta os coros e a orquestra de sopros, sob a direção de estudantes do curso de direção, sendo o programa constituído pelas peças “D. Garcia”, de Joly Braga Santos, “Five folk for soprano and band”, de Bernard Flimore, e “Four Maryland songs”, de Jack Stanp.
O programa de domingo abre às 15:00, no jardim de inverno, com a atuação de diferentes grupos de músicos que interpretarão o Quarteto de cordas n.º 62, em Dó Maior, “Imperador”, de Haydn, o trio de flautas “Flutes en vacances”, de Jacques Casterede, e o Trio para violino, violoncelo e piano “Dumky”, opus 90, de Dvorak.
Durante a tarde, no jardim de inverno, e até às 22:00, cumprem o cartaz, entre outros, os combos de jazz de Óscar Graça e Nelson Cascais, o Mad Quartet, um trio de clarinete, violino e piano e a classe de canto que apresentará "lieder", num recital intitulado “A festa da cerveja alemã”, sendo cada cantor acompanhado pelo pianista Francisco Sassetti, sob a direção artística de Sílvia Mateus.
O festival encerra às 22:00, na sala principal, com o concerto pela Orquestra Sinfónica da ESML, dirigida por Vasco Pearce Azevedo, sendo solista o pianista Ricardo Martins.
O programa do concerto é composto pela "Suite Pastorale”, de Emmanuel Chabrier, o Concerto para piano e orquestra, de Francis Poulenc, “The Unanswered Question”, de Charles Ives, e a "Sinfonia Da Requiem", de Benjamin Britten.
@Lusa
Comentários