Por esta, que já é a terceira edição do evento, vão passar alguns dos mais relevantes nomes do jazz nacional, como Afonso Pais Trio, Acácio Salero com o projecto Secret Apache, El Fad, Low Budget Research Kitchen, Paula Oliveira e In Tempus – Quarteto de Vasco Agostinho.

Afonso Pais (na imagem), um dos mais promissores guitarristas da cena jazz em Portugal, será o primeiro a subir ao palco do Auditório do Centro de Artes, com uma performance que combina o idioma jazzístico com outras influências, como a MPB e a música erudita.

Segue-se, ainda na noite inaugural, a actuação de Acácio Salero (23h15), que, em palco, irá misturar a música orquestrada com música improvisada, tomando como alicerces o jazz tradicional, o rock e a música contemporânea.

O segundo dia do certame contará com as performances de El Fad (22h00) – em que José Peixoto se junta a Carlos Zíngaro, Yuri Danie e José Salgueiro para recuperar, num projecto de jazz contemporâneo, os séculos de presença moura na Península Ibérica – e dos Low Budget Research Kitchen (23h15) – um octeto instrumental dedicado exclusivamente à música de Frank Zappa.

Na noite de encerramento, passam pelo Sines em Jazz Paula Oliveira (22h00), uma das maiores referências do jazz vocal em Portugal, e In Tempus (23h15), quarteto onde Vasco Agostinho reúne, sob a sua direcção, músicos que partilham com ele a convicção de que, mais do que as linguagens, as estéticas, as tradições ou as modas, a música vive na tradução do íntimo de cada interveniente.

Além dos concertos, o evento comtempla ainda a realização de palestras e workshops. Luís Lapa, Virgil Mihaiu, Carlos Azevedo, José Duarte, Zé Eduardo, Acácio Salero e Vasco Agostinho são os especialistas confirmados.

Os bilhetes para os concertos têm o preço único de €5. As palestras são gratuitas.

Sara Novais

Newsletter

Fique a par de todas as novidades do SAPO Mag. Semanalmente. No seu email.

Notificações

Os temas quentes do cinema, da TV e da música estão nas notificações do SAPO Mag.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.