O guitarrista Gary Rossington, último membro original remanescente do grupo de rock americano Lynyrd Skynyrd, morreu no domingo aos 71 anos.

Rossington foi um dos fundadores do grupo do sul dos Estados Unidos, famoso pelas canções "Sweet Home Alabama" e "Free Bird".

"Gary está agora com os seus irmãos Skynyrd e a sua família no paraíso e a tocar muito bem, como sempre faz", escreveu o grupo no Facebook.

Os Lynyrd Skynyrd não revelaram a causa da morte. Rossington sofreu diversos problemas cardíacos nos últimos anos e em 2021 passou por uma cirurgia de emergência.

Nascido na Flórida em 1951, Rossington fundou os Lynyrd Skynyrd em 1964 com o baterista Bob Burns e o baixista Larry Junstrom.

O solo de guitarra de Rossington em "Free Bird", uma canção de 10 minutos, é considerado pelos fãs como um dos mais importantes da história do rock.

O guitarrista sobreviveu a vários acidentes brutais na década de 1970, incluindo um grave acidente de carro em 1976 e o acidente de avião em 1977 que matou três membros da banda.

O grupo separou-se após a morte do vocalista Ronnie Van Zant, do guitarrista Steve Gaines e da 'backing' vocal Cassie Gaines na tragédia, mas regressou em 1987 com novos membros, incluindo o irmão mais novo de Van Zant, Johnny, como vocalista.

Rossington era o único membro original que prosseguia no grupo.