No dia 10 de setembro, Gonçalo Salgueiro e Elena Mosuc abrem o Festival Lírico de Sibiu, no centro da Roménia, acompanhados por uma orquestra composta por 54 músicos e um coro de 55 vozes, sob a direção do maestro Gabriel Bebeselea, que dirigiu a estreia em Iasi.
Aos músicos da orquestra juntam-se os portugueses Guilherme Banza, na guitarra portuguesa, Rogério Ferreira, na viola, e Frederico Gato, na viola baixo.
O espetáculo, que também é apresentado no dia 14, em Iasi, no nordeste da Roménia, "engloba ópera, fado e temas de musicais" como "O Fantasma da Ópera", papel que Gonçalo Salgueiro já desempenhou.
Sobre o espetáculo apresentado em abril passado, o crítico musical Constantin Popa escreveu que Elena Mosuc, em dueto com Gonçalo Salgueiro, “casou de um modo maravilhoso a brilhante voz de ópera com a especificidade vocal e interpretativa do fado”.
Popa referiu-se a Gonçalo Salgueiro como “excecional intérprete da tradicional canção popular portuguesa, digno sucessor da famosa Amália Rodrigues”.
“Um longo espetáculo de quase quatro horas que eletrizou o público, conduzindo-o a regiões de intensa vivência emocional, de profundidade de alma e de poderosa expressividade, trazidos primeiramente pela voz de Salgueiro, reveladora de rara sensibilidade em perturbadoras e melancólicas melodias, de extrema tristeza, de dor e consolo. Sim, o fado é um mistério que mexe com o espírito, e o artista comunicou-no-lo diretamente, com dedicação e paixão, em inflexões vocais e múltiplas nuances de belíssima coloratura, passando da subtileza a fortes declamações trágicas”, escreveu Constatin Popa.
Gonçalo Salgueiro, com três álbuns de fado editados, distinguido com um Prémio Amália Tributo, tem participado como protagonista em vários musicais de Filipe La Féria, nomeadamente "Amália", "Jesus Cristo Superstar", "Fado, história de um povo", entre outros.
Natural de Montemor-o-Novo, Salgueiro, que estudou música, atuou em várias casas de fado de Lisboa, editou o primeiro álbum, "No tempo das cerejas", em 2002. Quatro anos mais tarde surgiu o CD "Segue a minha voz", que reeditou em 2012, incluíndo duetos com Fernanda Maria e Beatriz da Conceição.
Em 2009, Gonçalo Salgueiro publicou CD/DVD homónimo "Gonçalo Salgueiro", em que se revela como autor de poemas para o fado.
A soprano romena, que recentemente foi protagonista das óperas "La Traviata", de Verdi, e "I Puritani", de Bellini, em palcos espanhóis, “mergulhou, pela primeira vez na sua carreira, neste universo de beleza interior, o fado”, escreve Popa, que salienta a sua “interpretação plena de autenticidade”.
Elena Mosuc foi considerada Mulher do Ano, na Roménia, em 2009, e foi a primeira soprano do leste da Europa que recebeu o prémio Siola d'oro, entregue desde 1983 em memória da soprano italo-norte-americana Lina Pagliugh. Mosuc tem editados perto de uma dezena álbuns.
@Lusa
Comentários