![Kepa Junkera confirmado no Festival Folk Celta de Ponte da Barca](/assets/img/blank.png)
Além do produtor e compositor basco vão atuar, no mesmo dia, também no palco principal, os portugueses Uxu Kalhus.
"Kepa Junkera é internacionalmente conhecido pela sua maestria na Trikitixa que com mais de 30 anos de carreira tem a marca de ter ganhado em 2004 um Grammy Latino para o Melhor Álbum de Folk com o disco K. Já os portugueses Uxu Kalhus, exploram a folk português algures entre os universos da "fusão" e das "músicas do mundo" numa constante renovação das fronteiras do tradicional", explicou fonte da organização do evento.
Para o primeiro dia do evento, 25 de julho, a organização não revela para já o cartaz.
Pelo palco secundário vão passar novos talentos nacionais. Pelo segundo ano consecutivo, a organização do festival abriu concurso para eleger quatro novos artistas.
A organização estima para a sétima edição um aumento de público face ao interesse gerado em 2013.
De acordo com a fonte da organização, a edição anterior, que se realizou igualmente em julho, naquele vila, movimentou "cerca de 5.000 pessoas", um crescimento de mais de 40% face ao festival de 2012, ao qual assistiram 3.500 espetadores.
"As expectativas para este ano são claramente de um novo aumento dos visitantes", aponta a organização do festival que se realiza desde 2008.
Em 2013 o evento contou com a presença, em palco, de artistas galegos, irlandeses e portugueses, nomeadamente os Gaiteiros de Lisboa e os premiados Melech Mechaya.
O festival, de iniciativa municipal, decorre normalmente na Praça Terras da Nóbrega, junto às margens do rio Lima, em Ponte da Barca. A Câmara local já assumiu ser uma "forte aposta", como forma de transformar o concelho na "capital da cultura celta".
Segundo a organização, o evento mantém uma "identidade própria" e tem vindo a ganhar "alguma dimensão" dentro do género desde o seu lançamento.
@Lusa
Comentários