Os Lousy Guru surgem em 2008 da reunião de seis elementos ligados por anteriores experiências musicais. Inicialmente contando com Miguel Décio, André Barata (ambos ex-Alien Freak Show), Tiago Albuquerque (Soaked Lamb) e João Braz (Loja das Conveniencias), juntaram-se mais tarde André Galvão (Voodoo Marmelade) e Marta Carvalho.
Após dois anos de trabalho, que incluiram a gravação do EP "Songs of love and Rain" e a criação da banda sonora da peça "Ensaio amargo sobre Petra Von Kant", para além de vários concertos, a banda apresenta em Fevereiro o seu primeiro álbum, "As Big as Divided".

De uma matriz inicial mais próxima do folk americano e do lo-fi, a sua sonoridade foi-se progressivamente abrindo a um registo mais , através das seis vozes dos seus elementos que se exprimem em várias línguas, mesmo sendo o inglês o principal idioma das suas letras.

O título do álbum "As Big as Divided" reflecte essa multiplicidade de horizontes, em doze faixas com ainda mais capítulos. A música, letras e arranjos são da banda, contando ainda com a colaboração de outros músicos e não músicos.

Ao vivo, os Lousy Guru apresentam um set assente em guitarras (Miguel Dedo e André Barata), baixo (André Galvão), bateria (Tiago Albuquerque), acordeão (João Braz) e teclas (Marta Carvalho), aos quais se juntam ocasionalmente ukuleles, glockenspiel e outros apetrechos mais e menos ortodoxos de que por vezes se lembram. As vozes estão sempre presentes, das canções quase a cappella aos coros enérgicos.

Videoclip de "Ampola":

Videoclip de "Je Pense":