A coleção, intitulada “REMTV”, inclui seis DVDs onde estão compiladas décadas de aparições televisivas, gravações de concertos ao vivo, de cerimónias de entregas de prémios onde a banda participou, da introdução dos R.E.M. no Rock and Roll Hall of Fame, entre outro material, captado entre 1983 e 2007.

“Ocorreu-nos que existiam todas estas gravações de alguns dos pontos altos da carreira da banda fechadas num qualquer cofre da MTV em Londres ou Nova Iorque – e, graças a muito esforço, pesquisa e organização, este é a nossa chance de partilhar essa música com várias gerações de fãs dos R.E.M, numa edição bastante singular”, revelou Bertis Downs, manager do grupo, em comunicado. “E o documentário do Alexander Young é uma maneira ótima de contar a história dos R.E.M., com as suas várias voltas e reviravoltas, tal como capturado em tempo real pelas câmeras da MTV – tem, também, algumas partes muito engraçadas!”, continuou.

Apesar de só chegar ao mercado em novembro, a box “REMTV” já pode ser pré-encomendada. Quem o fizer, terá acesso ao download gratuito da atuação dos R.E.M. em Milão, em 2011, no âmbito da MTV Sonic.

Recorde-se que, em maio passado, os REM disponibilizaram no iTunes duas compilações com raridades e versões feitas pela banda. “The IRS years” inclui 25 faixas, gravadas entre 1982 e 1987, entre as quais versões de Moon River, de Andy Williams, e de Pale Blue Eyes e There She Goes Again, dos Velvet Undergound. Já o disco “Warner Bros” contém 131 temas, gravados entre 1988 e 2011, entre os quais versões para First We Take Manhattan, de Leonard Cohen, e Dark Glove, de Syd Barrett, que se juntam a várias gravações ao vivo, realizadas ao longo dos anos, entre performances no festival Glastonbury, no programa “Saturday Night Live” ou em concertos na Europa e nos Estados Unidos.

Na mesma altura, Michael Stipe e companhia disponibilizaram ainda, em formato digital, o material editado pelo grupo no âmbito do Record Store Day, bem como todos os seus álbuns remasterizados.