
Em declarações à agência Lusa, Miguel Leal Coelho, um dos administradores do Centro Cultural de Belém (CCB), comentou que a sétima edição do evento, sob o tema "O Impulso Romântico", "foi um sucesso".
Em números, esta sétima edição vendeu até às 17:00 de hoje 21.000 bilhetes dos 27.168 disponíveis, com uma taxa de ocupação das salas de 79 por cento, num total de 60 concertos.
Além dos concertos nas salas, realizaram-se concertos ao ar livre e nos espaços abertos no interior das instalações, bem como conversas sobre literatura e a evocação do bicentenário do nascimento de Richard Wagner e Giuseppe Verdi, dois dos maiores compositores do século XIX.
Miguel Leal Coelho indicou que passaram pelo CCB 1.100 músicos, a Fábrica das Artes apresentou espetáculos e oficinas para o público infantil, e houve uma edição especial do mercado do centro cultural, com 36 bancas.
"Mais uma vez, o público é muito heterogéneo, de todas as idades. Há muitas pessoas que não vêm só pela música, mas também para se divertirem, pelo convívio", comentou.
Sobre a evolução da venda de bilhetes ao longo destas sete edições, Miguel Coelho recordou que "já houve taxas de ocupação de 91 por cento, e agora atingem os 80 por cento, mas isso tem a ver com a disponibilidade financeira das pessoas, que não é a mesma atualmente".
Devido à crise económica, "as pessoas compram menos bilhetes e decidem quase em cima dos concertos, mas já houve edições em que as filas para as bilheteiras eram enormes".
O tema da próxima edição dos Dias da Música em Belém já está escolhido: "Mudam-se os Tempos" ou "Tempos de Mudança", os títulos provisórios para uma única ideia, de "como a música acompanha e revela a mudança dos tempos".
"Vai atravessar todas as épocas - desde a Idade Média à contemporaneidade - e vários estilos musicais, com grande incidência na música erudita, como é habitual", indicou à Lusa, acrescentando que a oitava edição decorrerá a 18, 19 e 20 de abril de 2014.
Com um orçamento de 450 mil euros, 160 mil provenientes de patrocínios, os Dias da Música em Belém "representam um grande investimento do CCB, mas é um evento com um público muito fiel, que continua a crescer".
O concerto de encerramento da sétima edição está previsto para as 21:00 de hoje no grande auditório do CCB: "Sonho de uma noite de verão", de Felix Mendelssohn, pela Orquestra Sinfónica Portuguesa e o Coro do Teatro Nacional de São Carlos, com direção de Rui Pinheiro.
@Lusa
Comentários