Os primeiros a subir ao palco vão ser os portugueses HHY & The Macumbas, que "jogam em casa", prestes a lançar o primeiro álbum, “Throat Permission Cut”, prosseguindo o festival com espetáculos até às 04:00 de sábado.
Do lado da meteorologia, as previsões do Instituto Português do Mar e da Atmosfera apontam para aguaceiros no distrito do Porto durante a tarde, depois de uma manhã de períodos de chuva com vento moderado.
Para as 22:35, está programada a atuação dos criadores de canções como “Here Comes Your Man”, os norte-americanos Pixies, que iniciam o concerto no Palco Nos, dez minutos depois de os canadianos Godspeed You! Black Emperor entrarem em ação, no palco ATP, assinalando o regresso ao Porto, dois anos depois de terem tocado no Amplifest.
Horas antes, já os nova-iorquinos Television de Tom Verlaine terão tocado na íntegra o seu álbum de estreia, “Marquee Moon”, de 1977, seguidos dos norte-americanos Warpaint e de Slowdive, banda britânica do chamado movimento shoegaze, formada em 1989.
Pela noite dentro, nos quatro palcos do festival, vai ainda haver mais pós-rock, como Mogwai e o regresso de Shellac, de Steve Albini.
No campo da eletrónica, a madrugada de sábado vai contar, entre outros, com Darkside, projeto de colaboração entre Nicolas Jaar e Dave Harrington, e com o norueguês Todd Terje, responsável por “It’s album time”, disco que a Pitchfork descreveu como “casual, confiante e sem o peso da necessidade imaginada por significância, que assusta tantos bons produtores de música de dança”.
A terceira edição do festival Primavera Sound no Porto decorre até sábado, no Parque da Cidade.
@Lusa
Comentários