O programa, organizado pela European Concert Hall Organization (ECHO), tem por objetivo dar a conhecer jovens “talentos” europeus, dando-lhes a oportunidades de atuar em salas internacionais, explicou hoje a Casa da Música, em comunicado enviado à Lusa.

“Os diretores artísticos das instituições que integram a ECHO – incluindo, desde 2012, a Casa da Música – selecionam, anualmente, seis agrupamentos ou artistas individuais com o objetivo de dar a conhecer alguns dos mais promissores e premiados intérpretes da atualidade”, acrescentou.

Segundo a Casa da Música, o “Rising Stars”, criado em 2008, já permitiu o lançamento da carreira musical de vários artistas, sendo o critério de seleção para o programa a “excelência musical”.

A abertura do “Rising Stars”, na sexta-feira, pelas 21 horas, está a cargo do pianista János Balázs que, depois de conquistar aos 16 anos o primeiro prémio no Concurso Internacional Liszt em Pécs, Hungria, iniciou uma carreira internacional.

No seu currículo tem com um 1.º prémio no Concurso de Aspen (2011), nos EUA, e o Junior Prima Prize (2011) e o Klassz Talent Award (2012), ambos na Hungria.

No sábado, às 12:00, atua o clarinetista grego Dionysis Grammenos, eleito Jovem Músico Europeu do Ano, em 2008. O músico tornou-se, em 2010, diretor artístico do Festival de Artes de Corfu, depois de receber o prémio internacional Leonardo da Vinci e a Medalha de Ouro da Cidade de Atenas.

Os Quarteto Voce sobrem ao palco à tarde, tendo conquistado vários prémios em concursos internacionais, incluindo os de Genebra, Cremona, Viena, Bordéus, Graz, Londres e Reggio Emilia. Desde a sua estreia, em 2004, os artistas apresentam-se ao público com um reportório alargado que vai de Schubert aos compositores contemporâneos.

À noite, às 22:00, é a vez de o trio Pablo Held Jazz atuar na Casa da Música. Com cinco CDs editados, o trio tocou já no Cazaquistão, Itália, Espanha e América do Sul.

O pianista alemão Pablo Held ganhou o Prémio de Jazz Westfalen (2009), o Prémio de Jazz da Rádio Alemã WDR (2011) e a Bolsa de Jazz Horst & Gretl Will da Cidade de Colónia (2012).

No último dia do programa, às 16:00, sobe ao palco a violinista Letícia Morena, tendo no seu currículo vitórias em concursos internacionais como Szeryng, Concertino Praga, Novosibirsk, Sarasate e Kreisler. O seu primeiro CD em duo com piano é editado no âmbito do “Rising Stars”, apresentando-se, na Casa da Música, com a pianista Ana-Maria Vera.

O Van Baerle Trio, convidado regular da rádio e televisão holandesa, encerra o “Rising Stars”. Em 2012, o trio recebeu o prestigiante Prémio Kersjes na Holanda.

@Lusa

Newsletter

Fique a par de todas as novidades do SAPO Mag. Semanalmente. No seu email.

Notificações

Os temas quentes do cinema, da TV e da música estão nas notificações do SAPO Mag.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.