No último dia do evento será conhecido o finalista português, o qual vai depois atuar na Grande Final a realizar em Buenos Aires, na Argentina, em 2013. Os prémios valem, na totalidade, 30 mil dólares.

“A origem da arte de rua remete para os Estados Unidos da América e, especificamente, para os bairros afro-latinos. É o resultado de um movimento cultural iniciado, numa primeira fase, pelos DJ’s, que começaram a ‘brincar’ com os vários estilos de música”, explica ao SAPO Música adiretora artística deste espaço, Marina Frangioia.

Apesar de inicialmente a ‘street dance’ não ser considerada arte, nos tempos que correm temregistado forteadesão em vários pontos do mundo e Portugal não é exceção.

“A ‘street dance’ tem vindo a ganhar o seu espaço no nosso país e, hoje, as academias e escolas de dança contam com centenas de alunos entusiastas. Os ‘media’, a moda e a música foram um meio facilitador na promoção deste estilo de dança. O Rock in Rio vai agora procurar os melhores dançarinos de ‘street dance’ do país”, acrescenta Marina Frangioia.

Até ao dia 2 de maio decorre a etapa portuguesa do Concurso Internacional Street Dance, com o objetivo de selecionar um dançarino ou um grupo de dançarinos (máximo de quatro elementos).

Os participantes devem fazer o ‘upload’ de um vídeo com a sua atuação e com duração máxima de 60 segundos. A música a utilizar pode ser descarregada na página oficial do evento na Internet.

No momento da inscrição, os participantes devem identificar o estilo de dança da sua atuação. As categorias disponíveis são Breakdancing (Top Rock, Down Rock, Power Moves e Freezes), Hip-Hop, Funk Dance (Breaking, Krumping, Locking, Popping, Tutting, Roboting, Tecktonik, Waaking) e Free Style.

Cada participante apenas pode enviar um vídeo, deve ter mais de 16 anos e residir em Portugal.

Entre os dias 2 e 16 de maio, o público pode votar nos vídeos das suas atuações preferidas via ‘site’ oficial. Esta votação, juntamente com a do júri, vai selecionar os cinco semifinalistas do Concurso Street Dance Portugal, que são anunciados no dia 17 de maio no ‘site’ oficial e na página de Facebook do Rock in Rio-Lisboa.

A avaliação do júri, constituído por Roberta Medina (Vice-Presidente Executiva do Rock in Rio), Marina Frangioia (Diretora Artística da Street Dance), Vasco Alves (fundador do Jukebox Project), Maria Moniz (apresentadora da SIC Radical), Nelson Cunha (Diretor de Programação da Mega Hits) e Tiago Silva Lopes (Diretor de Conteúdos Multiplataforma), irá incidir sobre a originalidade, desempenho e capacidades dos participantes, tendo ainda em conta conceitos, como fundamentos, inovação, dificuldade, controle, sincronismo, capacidade de adaptação e presença em palco.

Estes cinco semifinalistas passam posteriormente à etapa ‘On Stage’, que decorre na Street Dance durante os dias do evento e pretende selecionar o vencedor, que será anunciado no último dia do Rock in Rio-Lisboa 2012 - 3 de junho.

Importa referir que o Concurso Internacional Street Dance vai realizar-se também nas edições do Rock in Rio em Espanha (2012), no Brasil e na Argentina (ambos em 2013).

O vencedor do passatempo de Portugal vai atuar na Grande Final a ter lugar no Rock in Rio Buenos Aires, competindo com os três vencedores dos restantes países e com o vencedor da etapa internacional.

O grande vencedor recebe um prémio no valor de 20 mil dólares e os participantes que ficarem no segundo e no terceiro lugares recebem um prémio no valor de 7 mil dólares e 3 mil dólares, respetivamente.

@Daniel Pinto Lopes