
"A Rock Street é a única atração alternativa que conta com tanta aprovação do público quanto o Palco Mundo [principal]. A grande surpresa este ano será a apresentação no telhado", disse a vice-presidente do Rock in Rio, Roberta Medina.
A cena em questão, que entrou para a história, ocorreu em 1969, quando os Beatles tocaram em cima do edifício da Apple Records, em Londres. O ‘show’ será feito pelo grupo "All We Need is Love" num ambiente que imita o estilo do bairro londrino Camden Town e a rua irlandesa Grafton.
Outras atrações de música, dança e folclore britânico e irlandês também farão parte da programação, como espetáculos de sapateado e apresentações com gaitas de fole, flautas irlandesas, banjos e violinos.
Já a presença portuguesa da Rock Street fica por conta do cantor e compositor João Castro Pinheiro, que se apresenta com o grupo Joko, e aproveita a ocasião para lançar seu primeiro disco, previsto para ser apresentado em outubro, em Portugal. Entre os músicos brasileiros estão Rodrigo Santos, baixista do Barão Vermelho; Evandro Mesquita & Fabulous Tab, com canções dos anos 1970.
"Fazer parte do Rock in Rio é uma oportunidade fantástica para divulgarmos nossa cultura e música", afirmou o cônsul de Inglaterra no Rio de Janeiro, Alex Ellis, contando que já esteve duas vezes no festival, na edição portuguesa, em Lisboa.
A decisão de participar num dos maiores festivais de música do mundo tem como estratégia ajudar a atrair mais turistas brasileiros para o Reino Unido, mantendo o crescimento expressivo já registado nos últimos cinco anos, quando o fluxo de brasileiros para a Inglaterra mais que triplicou.
A Rock Street funciona como uma espécie de cidade-cenário na qual diferentes apresentações culturais ocorrem ao longo do dia espontaneamente, pela rua, e com interação direta do público, com mágicos, cartomantes e bares.
A trinta dias do início do festival, Roberta Medina diz que a preparação já está quase pronta, faltando apenas a montagem da estrutura dos patrocinadores e colaboradores, como a área dos bares, restaurantes e lojas.
O palco Sunset, onde toca a maioria das bandas portuguesas presentes nessa edição, está em fase final de acabamento, recebendo o cenário que pesa cerca de 40 toneladas, contou Medina. "O palco Sunset foi muito bem aceite pelo público em 2011 e esse ano virá muito maior", revelou.
Entre as bandas portuguesas que se apresentam este ano no Rock in Rio estão Orelha Negra, The Black Mamba, The Gift, além da cantora Aurea e os DJ Vibe e Ride.
@Lusa
Comentários