O Cinema São Jorge vai acolher, todas as sextas-feiras entre 5 de Fevereiro e 5 de Março, o ciclo “Sexta, Meia Noite e Uma Guitarra” – uma iniciativa em que a guitarra – desde a portuguesa à eléctrica ou à clássica – é a protagonista principal em cinco encontros improváveis.

5 Março
FLAK + FILME DE LEITÃO DE BARROS
“LISBOA CRÓNICA ANEDÓTICA”
guitarras + combo e filme

FLAK “LISBOA CRÓNICA ANEDÓTICA”
+ FILME DE LEITÃO DE BARROS

Flak é um guitarrista da área da música pop, o seu trabalho é reconhecido em grupos como os Rádio Macau ou os Micro Audio Waves. Apesar do trabalho desenvolvido ao longo dos tempos na composição de canções, já experimentou no entanto trabalhar noutros formatos como a música experimental ou a música para filmes.

Flak compôs uma nova banda sonora original para o filme mudo “Lisboa Crónica Anedótica” de Leitão de Barros. O filme, que teve estreia oficial em 1930 retrata a sociedade lisboeta do final dos anos de 1920. Com o sol a banhar a cidade e a marcar o ritmo das várias figuras profissionais, do bulício da cidade do ardina, ao militar.

Os estudos e o lazer dos alunos. As docas e a faina. Os bairros populares, os monumentos e praças do Comércio e Figueira. O trânsito em Lisboa, o domingo, os desportos, os turistas. Os velhos e as crianças, símbolos do fim e início de um ciclo de vida, a classe operária e a classe média emergente entre as duas Guerras Mundiais.

A estrutura narrativa é acompanhada por peças musicais ora curtas ora mais complexas, desenvolvidas por vezes em vários andamentos, mas preseguindo sempre a ideia base de captar e traduzir para os sons de hoje, os ritmos e melodias da Lisboa anos 20 de Leitão de Barros.

Confereem baixoa entrevistade Flakdada ao Sapo:

Habilita-te a ganhar uma entrada para este evento aqui!