Setúbal, 26 de Março - O grupo
Louie Djimé, de Setúbal, venceu a terceira e última eliminatória do 3.º Concurso de Bandas de Garagem, realizada no sábado, no Bar Desassossego, assegurando um lugar na final desta prova integrada no programa municipal m@rço.28.
O grupo competia com os
Blue Seats Project, de Vila Nova de Cerveira, os
Reset, do Barreiro, e os Clunk!!, de Lisboa. Elementos da banda setubalense indicaram que, com a passagem à final, a meta estava cumprida e fizeram votos para que essa prova seja "uma noite divertida e principalmente que leve muito público".
Além dos
Louie Djimé, participam na final os vencedores das duas eliminatórias anteriores -
Moe's Implosion, do Montijo, e
Black Bombain, de Vila Franca de Xira - e a banda eleita como a melhor segundo classificada das sessões de apuramento, os
Reset, de Oeiras.
Os
Reset, reincidentes no Concurso de Bandas de Garagem e que competiram na terceira eliminatória, trouxeram a Setúbal um "metal com melodia". Membros do grupo revelaram estar conscientes das dificuldades que podiam ter "dada a qualidade das restantes bandas". Quanto à final deixaram claras as suas intenções: "Estamos prontos para dar o nosso melhor."
O júri considerou a terceira eliminatória como a "sessão mais equilibrada de todas", o que dificultou a decisão. Pedro Brinca, membro do júri e director do jornal digital Setúbal na Rede, frisou que a "maturidade dos projectos apresentados acabou por prevalecer à originalidade".
Integram também o júri Pedro Antunes, em representação da Câmara Municipal, e Helena Mendes, professora do Conservatório Regional de Setúbal.
Reset.jpg" alt="" />Na terceira eliminatória estiveram presentes alguns elementos de outras bandas participantes no concurso, como os
Moe's Implosion, que revelaram estar naquele local a fim de conhecer "o terreno", isto é, os grupos concorrentes.
Aplausos, assobios e palmas ao ritmo da música, como forma de apoio, foram uma constante durante mais de duas horas, numa noite de rock, metal e funk fusion. A lotação esgotou, o que obrigou parte do público a ter de assistir à prova na esplanada do bar.
Os
Blue Seats Project, de Vila Nova de Cerveira, apesar não terem garantido o acesso à final, revelaram estar "satisfeitos com a organização do evento" e salientaram a "importância de participar em provas como a de Setúbal".
A final decorre no dia 31, a partir das 22h00, na Sociedade Musical Capricho Setubalense, e é integrada no Festival 7 Rock, o qual, além das bandas a concurso, inclui a actuação dos
Linda Martini como grupo convidado.
As bandas que se classificarem no primeiro e segundo lugares recebem prémios de mil e 750 euros, respectivamente. Ao terceiro e quarto postos cabe a atribuição de 500 e 250 euros.
O grupo vencedor tem ainda actuação garantida na Semana Académica de Setúbal e na Feira de Sant'Iago, sendo acompanhado, no último caso, por aquela que for eleita a melhor banda do Concelho, igualmente premiada com 500 euros.
Esta iniciativa do programa municipal m@rço.28, patrocinado pelo BES, visa tornar pública a produção musical das bandas nacionais, com especial destaque para as locais, e estimular a criação artística dos jovens.
O 3.º Concurso de Bandas de Garagem conta com os patrocínios das juntas de freguesia da Anunciada e do Sado. A prova dispõe ainda dos apoios da Escola Superior de Tecnologia de Setúbal, do Setúbal na Rede, dos sítios de música
Palco Principal e Cotonete, de "O Praiense", dos bares Studio 4 e Desassossego e da Sociedade Musical Capricho Setubalense.
Comentários