Tiago Bettencourt apresenta o álbum no dia 02 de fevereiro, às 22:00, em Cascais, no Teatro Gil Vicente, no dia seguinte em Aveiro, no Centro Cultural e de Congressos, às 22:00, e no dia 04, às 22:30, no Porto, no Hard Club.

«Tiago na Toca e os Poetas» reúne poemas que Tiago Bettencourt musicou no verão de 2008, entre os álbuns «Jardim» e «Em Fuga».

Neste álbum, que surge acompanhado de um livro, Tiago canta poemas de autores portugueses como Florbela Espanca, na companhia de amigos, entre eles, Carminho e Camané.

«'Tiago na Toca' é um projeto à parte – não é um disco, ou um livro, ou uma personagem. É apenas o nome que dei ao conjunto de experiências que faço por intuição ou acaso, distintas dos meus discos de carreira», refere o músico no texto de apresentação do projeto.

O disco é composto por 13 temas, entre eles, «Cavalo à Solta», um poema de José Carlos Ary dos Santos, que Tiago Bettencourt canta com Fernando Tordo, e «X», de Florbela Espanca, que o músico interpreta com a fadista Carminho.

A solo, ou com companhia, Tiago Betterncourt canta também poemas de Sophia de Mello Breyner Andersen, Alexandre O’Neill, Fernando Pessoa e David Mourão Ferreira, entre outros.

Além de um álbum, «Tiago na Toca e os Poetas» é também um livro, que o músico elaborou em conjunto com o ilustrador Mário Belém.

«O ‘Tiago na Toca’ deixou de ser apenas um álbum de música e passou a ser um objeto único, limitado, especial. Cada poema está acompanhado de um texto escrito por mim com o relato de cada gravação. O meu pai escreveu um prefácio», refere o músico.

O disco/livro está à venda em exclusivo nas lojas FNAC e o lucro das vendas reverte a favor da Associação Ajuda-me a Ajudar.