O concerto, na igreja do bairro de Stoke Newington, na zona leste da capital britânica, é organizado pelo coletivo Portuguese Conspiracy, que assume a parceria com o projeto que levou os guitarristas Tó Trips e Filho da Mãe numa digressão por três cidades do Alentejo, no ano passado.
Um dos membros da organização, Rita Maia, disse à Lusa que a ligação à gastronomia presente no projeto inicial será replicada em Londres, com a promoção de vinhos portugueses e oferta de petiscos tradicionais.
O facto de a música de Tó Trips ser apenas instrumental, admite, "evita que a língua seja um entrave" e o documentário será apresentado com legendas em inglês.
"Guitarras ao Alto" é um documentário produzido pela RTP e também é o nome do projeto de Vasco Durão, que quis associar música ao vivo a locais relevantes e à gastronomia do Alentejo, onde está instalado.
Tó Trips, atualmente a promover o segundo álbum, "Guitarra Makaka", sucessor de "Guitarra 66" (2009), já tinha atuado em 2003 no mesmo local, então com os Dead Combo.
Nascido em 1966, fez parte dos Amen Sacristi e Santa Maria Gasolina em Teu Ventre, foi um dos fundadores dos Lulu Blind e dos Dead Combo, no qual milita atualmente, ao lado de Pedro Gonçalves.
Como guitarrista, tem feito trabalhos dispersos com outros músicos, nomeadamente Tiago Gomes, no EP "Vi-os Desaparecer na Noite", em torno de "Pela estrada fora", de Jack Kerouac.
@Lusa
Comentários